Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Agosto de 2011 às 07:26

    Imprimir


Foram praticamente 50 dias de paralisação. O setor de base florestal gritou por socorro ao ver a safra de 2011 ser perdida pela falta de liberação dos planos de manejos florestais, os prejuízos se avolumando e ameaças de demissões e empresas fechando as portas. A greve acabou na última terça-feira e uma força tarefa montada pela Sema e pelo Cipem está trabalhando. O presidente do Cipem, João Carlos Baldasso, mais diretores e o secretário-adjunto de Mudanças Climáticas, Vicente Falcão, conversaram e definiram parâmetros para tentar salvar a safra 2012.

“Já foi um avanço, na semana passada estávamos sem um sinal e agora a greve chegou ao fim e essa força-tarefa surge como uma luz no fim do túnel”, disse Baldasso.

Na semana passada, uma reunião entre secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander maia e diretores do Cipem, inclusive com a presença de três prefeitos das cidades de Sinop, Aripuanã e Juara, cobraram medidas urgentes para garantir o trabalho do setor de base florestal, que é atualmente é a quarta economia do Estado. Há cerca de cinco anos era o segundo maior produto exportado pelo Estado e perdeu posição para o complexo carnes e para o milho.

A força-tarefa foi criada para acelerar liberação de projetos de manejo sustentável. Além de definir um cronograma de vistorias nos Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e Projetos de Exploração Florestal (PEF), a força-tarefa vai também realizar um levantamento dos PMFS pendentes de análise dentro das Coordenadorias da Superintendência de Gestão Florestal (SGF), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). “O acompanhamento existe, a diretoria do Cipem está trabalhando para o setor de base florestal retome a normalidade”.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80242/visualizar/