Participantes da tradicional dança cultural de Poconé receberão Moção de Congratulação
Riva realiza amanhã homenagem a Cavalhada de Poconé
O Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour será palco da homenagem aos participantes deste ano da tradicional Cavalhada de Poconé. O evento será amanhã (11), 19:30 a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), que faz questão de participar da festa todos os anos. Para ele, essa é uma forma de divulgar o potencial do município atraindo turistas para aquecer a economia local.
Foram convidados secretários de Estado, deputados federais, senadores, representantes dos Tribunais de Justiça e de Contas, prefeito e vereadores de Poconé e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas. A Cavalhada de Poconé é uma festividade de origem portuguesa que chegou a Mato Grosso em 1769, em comemoração à chegada de Luiz Pinto de Souza Coutinho, capitão-general e terceiro governador da capital mato-grossense.
A manifestação se ausentou do cenário cultural mato-grossense por 35 anos (de 56 a 90), mas retornou em 1991 fortalecida. E dessa forma, a Cavalhada, palco de torneios medievais acirrados em arenas européias, ganhou destaque na tradição e cultura de Mato Grosso. A manifestação é comumente associada a famosos episódios da história e da literatura universal, como a Guerra de Tróia e As Cruzadas. Cavalos e cavaleiros ricamente ornamentados competem ao som do repique de uma “caixa”.
A Cavalhada acontece todos os anos durante a Festa de São Benedito, em junho. Além do embate entre os exércitos Mouros e Cristãos, a Cavalhada tem ainda o Baile dos Cavaleiros, a Festa da Iluminação (com espetáculo pirotécnico), a Dança dos Mascarados, Siriri e Cururu e é encerrada com um grande show popular.
TRAJETÓRIA – A Cavalhada é um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso e acontece todos os anos nas primeiras semanas de junho, durante as festividades em reverência a São Benedito. O evento é realizado na pista oficial localizada no Clube Cidade Rosa, que se torna um grande campo de batalha com a encenação. Já representaram a Rainha Moura - disputada pelos exércitos, e escolhida pelo Capitão de Mastro: 2004 - Mariella Prado; 2005 - Aline França; 2006 - Tereza Raquel Costa Marques; 2007 - Camila Volpato; 2008 - Rafaela Silva 2009 - Rafaella Rondon; 2010 - Alice França e Monaly da Silva Ribeiro, rainha da Cavalhada 2011.
Comentários