Sesi-MT é parceiro do XII Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho
Com intuito de cuidar da saúde do trabalhador com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, entre os dias 17 e 19 de agosto será realizado em Cuiabá o XII Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso. O evento que acontece em paralelo ao III Encontro de Técnicos de Segurança no Trabalho, tem a meta de reunir profissionais da área para discutir tecnologias, métodos e sistemas que reduzam riscos e perigos para o trabalhador.
O Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) é um dos parceiros do evento realizado pela Federação dos Trabalhadores das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fetiemt), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado (Sintesmt), Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As palestras e cursos serão ministrados no auditório do Senac, em Cuiabá, a partir das 8h da manhã.
Entre os temas abordados, o evento terá como foco assuntos voltados para a prevenção de acidentes de trabalho, saúde ocupacional, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável, valorização do trabalho decente antes e depois de 2014, reconhecimento de doenças no local de trabalho e a responsabilidade dos técnicos de saúde e segurança para a sociedade.
Especialmente nos dias 17 e 18/08 no período matutino, o Sesi-MT ministrará dois cursos com os temas "Sistema de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho’, com base na norma internacional OHSAS 18.001, e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) reforçará a importância das ‘Práticas em Higiene do Trabalho’, voltado para a avaliação e instrumentação de calor e ruído.
O Sesi-MT desenvolve na área de saúde uma série de ações voltadas para a indústria, com foco na implantação de medidas preventivas que preservem a integridade física do trabalhador. Todas as ações visam reduzir os dados do Cadastro da Comunicação de Acidentes (CAT), que no ano de 2009 apontou que os acidentes no local de trabalho chegaram a 740.657 casos no país, sendo 48% ligados ao setor industrial.
De acordo com a coordenadora da unidade estratégica de saúde do Sesi-MT, Patrícia Rodrigues, fomentar eventos como este também tem como meta incentivar a conscientização. “É importante orientar todos os envolvidos, para que os índices de acidentes sejam reduzidos e o trabalhador possa manter o desempenho profissional de maneira digna e segura”, frisa.
Mais informações sobre o XII Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso pelo telefone (65) 3623 1661 ou www.fetiemt.com.br
Comentários