Abertura da Sipat destaca Desenvolvimento Sustentável com Segurança
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unimed Cuiabá preparou uma programação especial com temas relacionados à segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Palestras, gincanas e caminhada são algumas das atividades desenvolvidas durante a VI a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), aberta hoje (08) de manhã, na sede da Cooperativa.
O tema deste ano é Desenvolvimento Sustentável com Segurança. “São assuntos que vão desde a segurança no ambiente do trabalho, visando à prevenção de acidentes, ao bem estar pessoal dos colaboradores e seus relacionamentos com o próximo e com o mundo em que vivemos”, ressaltou a presidente da Cipa, Ana Paula Parizotto.
Até o dia 14 de agosto, a Sipat tratará de assuntos relacionados à qualidade de vida, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), reaproveitamento de alimentos, e como administrar melhor o dinheiro. “A equipe da Cipa está de parabéns pela abrangência desta edição, principalmente na escolha do tema, em consonância com o que a Cooperativa prima cotidianamente: promover saúde e contribuir com a comunidade em que está inserida”, salientou o diretor executivo da Unimed Cuiabá, Paulo Brustolin.
O superintendente financeiro, João Afonso da Costa Marques, convocou a participação efetiva de todos os colaboradores. “A Sipat é um período importante para refletir sobre as condições de trabalho e o que podemos fazer para melhorar, por isso é essencial aproveitarmos esse momento”. Já o superintendente de Mercado, Cypriano Curvo, frisou que a preocupação da Unimed Cuiabá deve ser compartilhada por todos. “Cada um deve cuidar de si e do próximo, atuando como olheiro e contribuindo para a prevenção de acidentes e promoção da saúde”, disse.
Além das palestras e gincanas, a programação inclui uma caminhada ecológica, no domingo (14), às 7h, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A gestora do setor de Gestão de Pessoas da Unimed Cuiabá, Beatriz Rocha, frisou que a presença dos colaboradores na atividade é fundamental. “Temos que valorizar essa semana, pois é um evento voltado para nós e que traz hábitos relevantes e que nos fazem cuidar da nossa saúde”.
Além da segurança laboral - Há seis anos na Unimed Cuiabá, a analista de qualidade Rita de Cássia considera a Sipat um momento de refletir sobre questões essenciais para tornar um ambiente de trabalho seguro. “Na correria do dia a dia, conseguimos cuidar da nossa segurança, mas a Semana de Prevenção proporciona maior reflexão”. Para ela, o fato de esta edição contemplar temas tão abrangentes demonstra que a preocupação da Cooperativa vai além da saúde laboral. “Achei muito interessantes as palestras que vão falar sobre como administrar o dinheiro e questões ligadas à qualidade de vida”, acrescentou.
Comentários