Curso destaca importância do código de ética médica para auditoria
Foi aberto, hoje (05) de manhã, o curso de atualização em auditoria médica, promovido pela Unimed Cuiabá. Com carga horária de 16 horas, o evento ocorre até amanhã (06), no auditório da Cooperativa. O objetivo é estimular a educação continuada a fim de aprimorar a qualificação profissional dos auditores.
Quem ministra o curso é o cirurgião geral e membro do Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos da Unimed do Brasil, José Geraldo Costa Tenório, de Maceió (AL). O facilitador também é membro do Colégio Nacional de Auditores da Unimed do Brasil. O conteúdo programático inclui o código de ética médica, a legislação pertinente, saúde pública, Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), tipos de auditoria, entre outros.
O eixo fundamental de atuação do auditor, segundo José Tenório, é o código de ética médica. “A auditoria exige essa postura do profissional acima de qualquer especificidade técnica. Além disso, é preciso ter conhecimento aprofundado em legislação, saúde pública e os reflexos que ela produz no setor privado”, explicou. Ele ressaltou ainda que a auditoria exige dedicação e atenção, pois a maioria das pessoas tem resistência à fiscalização.
Atualização constante - É a segunda vez que a Comissão Técnica da Unimed Cuiabá realiza este curso, em parceria com o Comitê Educativo. “A atualização profissional faz parte do projeto de reestruturação do setor, que abrange também alterações no processo de seleção dos auditores”, lembrou o coordenador da Comissão Técnica, Salvino Teodoro Ribeiro. De acordo com ele, as mudanças em normas e legislações exigem estudo constante.
Além dos auditores da Cooperativa, a iniciativa foi aberta para médicos cooperados que tenham interesse no assunto. O membro do Comitê Educativo, Elton Hugo Maia Teixeira, reforçou a importância do curso. “É com satisfação que trazemos mais esse evento relevante para atualização de informações que respaldam a atuação profissional, principalmente de um setor fundamental como a auditoria médica”, afirmou.
Comentários