Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 05 de Agosto de 2011 às 07:54
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


Executivo e Legislativo mato-grossenses vivem a primeira crise institucional desde que Silval Barbosa (PMDB) assumiu o governo do Estado, em março do ano passado. Vários deputados mostram insatisfação com a administração do governador, inclusive o presidente da Assembleia Legislativa, Jose Riva (PP).

Uma reunião foi realizada ontem entre deputados e governador para discutirem as greves de servidores que atingem o Estado. O gesto foi uma tentativa de amenizar as críticas contra a administração estadual.

Depois de três horas de conversa, o governador disse que não iria ceder às pressões dos grevistas. Riva saiu do Palácio Paiaguás sem falar com ninguém e parecendo muito insatisfeito com o resultado do encontro.

O porta-voz da reunião foi o secretário de Administração, César Zílio. Ele explicou que o governo vai continuar com as negociações, “mas dentro das possibilidades do governo”. Conforme o secretário, o governo já fez as propostas e não tem como oferecer mais neste momento por causa das condições financeiras e no atual quadro a Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF) não permite que se gaste mais com pagamento de pessoal.

Além disso, o presidente da Assembleia queria que o governador recebesse os representantes das classes em greve para uma conversa. “Era preciso demonstração de humildade do governador. No meu entendimento ele deveria atender ainda hoje as categorias, mas infelizmente não obtivemos sucesso. Coloquei que não concordo com isso, muito ruim essa posição do governo”, disse Riva.

Silval afirmou que não vai conversar, assim como não o fez com as outras, mas que sua equipe de secretários está cuidando disso. Na próxima semana haverá uma série de reuniões com os grevistas, mas o secretário César Zílio adiantou que não há possibilidade de aumento maior do que o já proposto para os servidores do Detran e investigadores da Polícia Civil.

Ontem já na sessão da Assembleia ocorrida de manhã o deputado José Riva endureceu o tom das críticas ao governo, não só com relação aos grevistas, mas também a respeito da possibilidade do governo retrocewder na escolha do VLT como sistema de transporte para a Copa e também dificuldade de atendimento dos secretários para com os deputados. “Ou ele se assessora melhor ou vai ter dificuldade de administrar o Estado”, disse Riva em plenário.

A principal crítica do presidente é com relação à falta de diálogo do governo com as categorias grevistas. “Governo que diz não aceitar diálogo não está preparado, não pode dizer isso nunca. Diálogo é essencial para um governo”, afirmou o deputado. Riva lembrou que o governador tem a maioria dos deputados na Assembleia e que até os de oposição não se furtam em ajudar, mas que é preciso diálogo.

Mesmo fazendo parte da base de sustentação do governo, Riva afirmou que, como presidente da Assembleia, tem que se posicionar sobre os problemas.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81077/visualizar/