Berço das águas termais, Jataí espera Rally Berohokã
Depois de largar em Primavera do Leste e se aventurarem por sete municípios, os competidores do 3º Rally Berohokã e da 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA, que serão realizados de 06 a 10 de setembro, recarregam as baterias no município de Jataí (GO).
Com cerca de 86 mil habitantes, o município localizado a 320 quilômetros de Goiânia, é considerado a “capital de Grãos” e “Berço das Águas Termais” do estado de Goiás. Jataí ainda é responsável por 1,08% de toda produção nacional de grãos, com produtividade por hectare superior à dos a dos Estados Unidos.
Foto:Amarildo Gonçalves/Divulgação
A cidade abriga descendentes de várias etnias, com destaque para os imigrantes de origem árabe, que se destacam no comércio de roupas e calçados. O município também foi povoado por familias vindas da região Sul e Sudeste do país.
O setor agropecuário responde pela maior parte da movimentação econômica do município. Destaque também para o setor industrial. Em Jataí estão instaladas filiais de várias empresas multinacionais, inclusive a maior usina de álcool do mundo. Outras duas usinas do mesmo ramo estão em construção.
O município é pólo turístico do Vale do Paraíso, onde estão localizadas várias fontes de águas termais, casarões dos antigos pioneiros da cidade, plantadores de café e pecuaristas, museus, Memorial JK, Parque Diacuí, Parque Ecológico JK e Lago Bomsucesso. Destaque também para o Cristo Redentor, Pontal do Urutau, Cachoeira Bom Sucesso e Catedral Divino Espírito Santo.
Para o secretário de Turismo de Jataí, Alexandre Cazorla, o Rally Berohokã é uma oportunidade para promover o intercâmbio de culturas.
“O Berohokã é um dos principais eventos da região Centro Oeste e do Brasil. O Rally promove um intercâmbio cultural e turístico. Por meio do Berohokã as pessoas conhecem novos destinos e nós de Jataí temos a oportunidade de divulgar o potencial turístico e econômico do nosso município”, destacou.
Comentários