São Camilo oficializa administração do Hospital Regional de Rondonópolis
A Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC) anuncia oficialmente para a comunidade de Rondonópolis e região que, a partir de hoje, 1º de agosto, é a nova gestora do Hospital Regional de Rondonópolis que agora passa a ser mais uma instituição de saúde pertencente à rede camiliana.
Atualmente 49 hospitais em todo o Brasil estão sob gestão da São Camilo. O número cresceu em pelo menos 30% nos últimos 24 meses, quando instituições solicitaram gestão à São Camilo que ainda administra clínicas, planos de saúde, faculdades, centros educacionais infantil e para a juventude, abrigos e albergues.
O diretor geral da SBSC, Domingos Sávio Alves de Faria, acredita que o trabalho transparente e o profissionalismo da entidade é que faz com que hospitais que encontram dificuldades em manter a prestação de serviços em saúde com qualidade, solicitem gestão administrativa à entidades como a São Camilo.
“A situação é semelhante em muitos outros lugares que estamos presentes. A dificuldade em manter serviços em saúde se torna hoje um problema nacional e é preciso mais do que competência, bom senso e responsabilidades, mas experiência para saber aplicar recursos e gerir instituições tão desafiadoras como hospitais são”, afirma Domingos Sávio.
Nos hospitais em que a entidade administra, mais de 70% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde, SUS, esta é uma condição da mantenedora. Desta forma, todo o resultado obtido em cada hospital é reinvestido nele mesmo, seja em obras, aquisição de equipamentos ou melhorias.
O novo Hospital São Camilo
Por meio de contrato com o Estado, a São Camilo a partir de agora, terá cinco anos para dirigir o Hospital que terá uma diretoria composta por administradores hospitalares, médicos e enfermeiros designados a implantar o modelo da entidade de se trabalhar. Toda a parte de recontratações de colaboradores e prestadores de serviços entra em fase de conclusão.
Durante os meses de junho e julho, profissionais da São Camilo, entre administradores de várias áreas de atuação, enfermeiros, contadores e profissionais de saúde realizam o diagnóstico da instituição para verificar a dinâmica de funcionamento e a rotina dos setores do Hospital.
A equipe multiprofissional da São Camilo tem por finalidade identificar as perdas, pontos fortes e analisar os indicadores. De acordo com o diretor administrativo, Wagner de Almeida Dias, administrador hospitalar na São Camilo há 13 anos, este início de gestão será de muita cautela e avaliação.
“Como todo Hospital de médio porte, teremos muito trabalho a ser realizado em equipe. Apresentamos aos colaboradores e prestadores quem é a São Camilo e aqueles que estiveram de acordo com a política de gestão ética e transparente que requer dedicação permaneceram conosco”, afirma Wagner Dias.
Perspectivas
Uma ação concreta já realizada pela diretoria, foi a implantação das cirurgias ortopédicas, especialidade que antes não era disponibilizada pelo Hospital. Uma equipe de ortopedia atualmente executa os serviços e as intervenções no Hospital Regional.
Ainda de acordo com o diretor, nos próximos meses será definido um plano de metas para melhorias a curto, médio e longo prazo, pois, haverá muito trabalho estrutural a ser realizado no Hospital, por isso, a diretoria da São Camilo solicita cautela por parte da sociedade e dos colaboradores, uma vez que o diagnóstico é minucioso e muitas dificuldades fazem parte desse processo de herança do cenário atual do Hospital.
“Nossa proposta é continuar com os métodos que funcionam e implantar outros para substituir os que não estiverem dando certo. A São Camilo busca sempre atuar em prol da comunidade, oferecendo o melhor possível dentro da realidade do município”, conclui o diretor do Hospital.
São Camilo e o santo
Com sede em São Paulo a São Camilo é uma entidade de princípios católicos e camilianos e, por isso, valoriza a vida em todos os aspectos. Os trabalhos são pautados pela ética e transparência e inspirado em São Camilo de Léllis, santo canonizado como patrono dos enfermos, dos hospitais e profissionais de saúde. São Camilo de Léllis dedicou a vida em servir aos doentes por espírito de caridade.
A missão da SBSC é testemunhar e encarnar no mundo da saúde, da doença e da pobreza, a ação salvífica, misericordiosa, criativa e salutar de Cristo. Em nosso país, a ordem é representada pela Província Camiliana Brasileira. O Hospital Regional pertence à Regional Centro Sudeste da São Camilo.
Para mais informações sobre a São Camilo, os Hospitais que administra e todas as dimensões dos trabalhos, acesse: www.saocamilosaude.com e o site da Província Camiliana Brasileira: www.camilianos.org.br.
Equipe administrativa:
Wagner de Almeida Dias - Diretor Administrativo
Geovani Freitas Neves - Diretor de Apoio
Karla Emanuella Carriço da Mata - Diretora Assistencial
Larrisa Vipt piter - Diretora de Qualidade Assistencial
Eloi Leandro Martins - Diretor Financeiro
Tiago Henrique Alvarenga Lopes - Contador
Comentários