Cientistas dizem que geleiras do Himalaia derreteram 65% em 50 anos
Glaciologistas do Nepal compararam a realidade das geleiras do Himalaia nos últimos 50 anos. O resultado do estudo mostrou que nestas cinco décadas, 65% das geleiras derreteram devido ao aquecimento.
"Quase 65% dos glaciares estão esgotando na região do Himalaia, em uma comparação entre 1955 e 2007. Existem muitos lagos recém-formados na região, resultantes de um padrão climático mudado", disse o cientista Alton Byer, que está estudando o derretimento das geleiras, a um documentário exibido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na última terça-feira (19).
O filme examina as geleiras do Himalaia "encolhendo" e os efeitos que têm sobre as vidas e sustento de pessoas na Ásia.
Glaciologistas do Instituto de Estudos Montanhosos e do Centro Internacional para Desenvolvimento Integrado das Montanhas (ICIMOD) declararam que o derretimento de gelo representa um enorme risco de desastres nas regiões vizinhas da serra.
"Há um enorme risco de avalanches e terremotos de grande magnitude na região. A crise representa ameaça a milhões de pessoas em toda a Ásia", disse Byer no documentário.
O PNUD também recebeu Chhewang Norphel, popularmente conhecido como o "IceMan" de Leh, para impedir o derretimento das geleiras nas montanhas Leh.
Norphel, oficial de projetos e chefe do Projeto Nutrição Leh, trouxe esperança para milhares de agricultores da região Ladakh, através de sua ideia inovadora de construção de geleiras artificiais que armazenam água de derretimento glacial e ajudam a irrigar a terra na região.
Comentários