Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Julho de 2011 às 13:20

    Imprimir


Os idosos do município de Denise lotaram o plenário do auditório da Escola São José na tarde desta quinta-feira (21) para participarem da I Conferência Municipal do Idoso, com o objetivo de discutir as políticas públicas para a pessoa idosa, a fim de assegurar atenção adequada e digna para esta população.

Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Assistência Social e primeira dama, Lúcia Maura Torres, destacou que de acordo com dados do IBGE em uma década o número de idosos saltou de 14 para 21 milhões de pessoas, revelando a tendência de envelhecimento da população brasileira.

“Isso mostra que apesar de tanto preconceito, maus tratos, e desigualdade, os idosos estão vivendo mais, o que além de ser uma boa noticia nos remete a responsabilidade de oferecer uma melhor qualidade de vida a eles” assinalou Lúcia Torres.

Para a primeira dama, os desafios trazidos pelo envelhecimento da população têm diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração na comunidade, e que o envelhecimento da população influencia o consumo, a transferência de capital e propriedades, impostos, pensões, o mercado de trabalho, a saúde e assistência médica, a composição e organização da família.

“É um processo normal, inevitável, irreversível e não uma doença. Portanto, não devem ser tratados apenas com soluções médicas, mas também por intervenções sociais, econômicas e ambientais” frisou ela.

Ao final do seu discurso, ela anunciou que brevemente estará concluída a reforma no Centro de Convivência dos Idosos do município.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sebastião Bila da Silva, destacou a importância da participação de todos na discussão de assuntos pertinentes aos idosos e que o comparecimento em massa demonstra a preocupação com o futuro.

Os organizadores afirmaram que a proposta é pensar a pessoa idosa como cidadão de direitos que precisam ser respeitados e conquistados pela sociedade brasileira, construindo caminhos e conclamando a população para participar, além de conscientizar os diversos setores da sociedade das suas responsabilidades, tratando das políticas para os idosos com seriedade.

Participaram ainda do evento, a Secretária Municipal de Saúde Aparecida Clestiane Molina, a representante dos usuários Antonia Grecco, a Coordenadora do Cras Marildete Aparecida Zerbinato, e o Secretário Municipal de Agricultura e vereador licenciado Valdinei Paulino.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82680/visualizar/