Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Julho de 2011 às 08:49
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Entre o perímetro urbano e toda a extensão da Rodovia Emanuel Pinheiro, a Polícia Militar (PM) irá manter quase 200 homens para garantir a segurança do público que vai participar do 27º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, que começa hoje e segue até 31 de julho.

Para garantir a tranquilidade, especialmente no trânsito, a PM vai lançar mão de provas como os sinais resultantes do consumo de álcool para conduzir os infratores para a delegacia.

“Vamos utilizar o etilômetro, mas esta não é a única ferramenta que dispomos para verificar se o motorista está embriagado ou não. No auto de alcoolemia, além de como aconteceu o fato e os dados do condutor, verificamos se ele apresenta sinais de embriaguez, se está com os olhos avermelhados, sua coordenação motora, se fala claramente ou não. Nestes casos, o auto de alcoolemia tem o mesmo resultado que o etilômetro”, afirmou o comandante do Batalhão Rodoviário, coronel Wilson Batista.

Conforme ele, mesmo recusando a utilizar o bafômetro, o motorista que for pego com visíveis sinais de embriaguez será encaminhado para a delegacia, terá a carteira nacional de habilitação (CNH) apreendida e será multado em R$ 927. “Esse valor em minha opinião é irrisório, está desatualizado e deveria ser aumentado porque hoje as pessoas não se preocupam mais com o valor das multas”, observou. O valor está previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que tem 13 anos.

Apenas ao longo da Emanuel Pinheiro a fiscalização será feita por 90 militares. “Teremos postos fixos em locais estratégicos como o Portão de Inferno, localidade de Água Fria e Rio dos Peixes. Se precisar também lançaremos mão do comboio, tudo com a perspectiva de evitar ou diminuir os acidentes de trânsito”.

Já perímetro urbano da cidade outros 150 militares estarão reforçando a segurança. “Onde houver concentração de público como a praça central, nos locais dos shows e demais eventos, o policiamento será reforçado”, afirmou o comandante da 1ª Companhia Independente de Chapada, major Waldenir Soares. A estimativa é que entre 40 a 50 mil pessoas participem do evento nos dias em que haverá shows, como o da cantora Rita Lee, que abre o festival.

Além dos casos de embriaguez, os pequenos furtos estão entre a preocupação da polícia da cidade. Por isso, a orientação é que os participantes do evento procurem ficar atentos a bolsas ou carteiras, por exemplo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82720/visualizar/