Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 22 de Julho de 2011 às 08:18

    Imprimir


A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) intensificou a verificação de mercadorias na unidade de fiscalização localizada dentro da central de distribuição dos Correios, em Várzea Grande. Durante a última quarta-feira foi realizada uma operação onde 100% das encomendas que entraram no Estado, via Correios, caminho utilizado principalmente pelas compras realizadas via internet, foram vistoriadas pelo Fisco. Ao todo, 1.324 pacotes tiveram sua idoneidade conferida, sendo constatadas irregularidades em aproximadamente 40% deles.

“Nós estamos atentos ao crescimento do comércio realizado pela internet. Temos orientado os consumidores que procurem sites e empresas sérias para efetuarem suas compras. Antes de fechar o negócio, pedimos que façam o contato junto ao vendedor e perguntem se o produto será enviado com nota fiscal e se o imposto será devidamente pago ao Estado. Isso é uma garantia para o consumidor e para Mato Grosso”, argumenta o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

A fiscalização nos Correios é realizada por amostragem. Atualmente, em torno de 25% de todos os pacotes que chegam ao Estado são abertos e verificados pelos servidores da Sefaz/MT. Durante a operação realizada na quarta-feira, em 30 minutos, foram encontradas duas pistolas 9 milímetros (mm), uma espingarda de caça com mira a laser, e ainda uma caixa de explosivos.

As armas estavam com sua documentação em situação regular e foram liberadas, já os explosivos, que possuíam remetente e destinatário pessoa física, não continham nenhum tipo de documentação. A caixa foi encaminhada primeiramente para a Gerência de Segurança Postal dos Correios e, posteriormente, para a Polícia Federal.

“Vamos intensificar a realização dessas operações. Pelo menos duas vezes ao mês faremos esse mutirão onde 100% dos pacotes são abertos. É bom deixar claro que no dia-a-dia estamos atentos”, explica o superintendente de Fiscalização da Sefaz/MT, Último Almeida de Oliveira.

Diariamente 12 funcionários da Sefaz trabalham na unidade dos Correios, mas durante a operação organizada pela Gerência de Controle Aduaneiro esse número foi incrementado para 26 técnicos do Fisco. "Mensalmente, pelo menos 43 mil encomendas entram, em Mato Grosso, via Correios, sendo que a perspectiva é de constante crescimento", concluiu o gerente de Controle Aduaneiro da Sefaz, Wilson Alves.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82727/visualizar/