Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Setembro de 2013 às 16:19
Por: Alessandra Neves

    Imprimir


Água contaminada pode causar uma série de doenças, entre elas, diarreia, cólera e até hepatite. Um estudo do Ministério da Saúde revelou que, mais de 10 mil pessoas ficaram doentes entre 1999 e 2008, devido ao consumo de água contaminada no Brasil. O que a maioria da população não sabe é que esses problemas de saúde podem estar diretamente relacionados à limpeza das caixas d’água.


 
O engenheiro sanitarista e ambiental, Diego Dal Magro, da concessionária Águas de Nortelândia, aponta que a limpeza das caixas d’água deve acontecer, no mínimo, de 06 em 06 meses. “A higienização é importante para eliminar as bactérias que surgem no recipiente quando ele não é 100% vedado”. Conforme frisa Dal Magro, embora a concessionária ofereça água potável para consumo, a qualidade do recurso pode ser comprometida quando a rede interna do consumidor não é higienizada.


 
Para lavar sua caixa – Feche o registro de entrada de água em casa e esvazie o reservatório, deixando cerca de um palmo de água no fundo. Lave as paredes, a tampa e o fundo da caixa com escova de fibra vegetal. Nunca use sabão detergente ou outro produto e evite escova de aço ou vassoura.  Retire a água e a sujeira da lavagem e utilize um pano seco para secar o fundo, evitando passá-lo nas paredes. Depois, encha a caixa adicionando um litro de água sanitária para cada 1000 litros de água e aguarde por duas horas. 


 
Passadas as duas horas, ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, esvazie a caixa abrindo a saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas. Com isso, desinfetam-se também os canos do imóvel.  Abra o registro ou desamarre a boia para que a água possa ser usada normalmente. Anote ao lado de fora da caixa a data da limpeza e repita o processo a cada seis meses.  Tampe adequadamente a caixa para que não entre pequenos animais ou sujeiras. Isso evita a contaminação e transmissão de doenças.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8276/visualizar/