Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Julho de 2011 às 03:51

    Imprimir


Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal instituíram o Fórum de Secretários com o objetivo de estabelecer uma agenda conjunta que promova o desenvolvimento da região amazônica de forma sustentável. Durante dois dias os nove secretários de Meio Ambiente e representantes dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso estiveram reunidos em Cuiabá debatendo temas de interesse da região e da agenda internacional como a redução das taxas de queimadas e desmatamento, a consolidação do mecanismo REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Ambiental) e os benefícios socioeconômicos para os povos amazônicos.

A reunião, a primeira do ano, foi aberta pelo governador Silval Barbosa e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que destacou a iniciativa como um passo fundamental para promover o desenvolvimento sustentável no País. Em sua fala a ministra lembrou que o Brasil, nos últimos anos, tem se tornado protagonista nas discussões internacionais que tratam de temas como biodivesidade, mudanças climáticas e segurança energética, hídrica e alimentar.

Fórum: A constituição do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal visa estabelecer a cooperação entre ações ambientais e uma agenda conjunta que possibilite a priorização da temática ambiental, social e econômica contribuindo para o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas.

Integram o Fórum os Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Fórum dos Secretários funcionará de acordo com a seguinte estrutura, Presidência (exercida de forma rotativa pelo representante do órgão estadual do Meio Ambiente do Estado em que serão realizadas suas reuniões), Secretaria Executiva, Câmaras Temáticas e Plenária.

Anualmente, os secretários de Estado do Meio Ambiente elegerão, por maioria simples dos votos, o (a) secretário (a) executivo (a) do Fórum, que terá mandato pelo período de um ano podendo ser reeleito por mais um mandato consecutivo. Os membros do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal se reunirão trimestralmente ou a qualquer momento em caráter extraordinário; sendo a localidade dos encontros alternada entre as capitais dos Estados amazônicos. A próxima reunião já definida acontecerá em outubro, no Estado de Rondônia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82821/visualizar/