Oposição faz ofensiva contra Transportes e quer convocar ministro
O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), protocolou nesta terça-feira (19) requerimento de convocação ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O documento foi apresentado na Comissão Representativa do Congresso, que funciona durante o recesso parlamentar.
Cabe ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidir se convocará a comissão para deliberar sobre o assunto.
"Mesmo com o Congresso em recesso, o Ministério continua trabalhando e as denúncias de irregularidades são graves, por isso a convocação [da Comissão] é relevante", afirmou Nogueira.
O líder tucano informou que, caso Sarney não chame a comissão, o mesmo requerimento será reapresentado na Câmara após o recesso parlamentar, que vai até o final desse mês.
O PSDB argumenta que o ministro tem que ser ouvido pois, conforme a Folha revelou domingo, ele aumentou, em sua última passagem pelo cargo, o volume de contratos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que tiveram o valor ampliado. Levantamento mostra que o número de contratos dos chamados aditivos --termos que elevam o valor de obras e serviços em andamento-- mais do que dobrou entre julho e dezembro de 2010 na comparação com o mesmo período de 2009.
"Na minha opinião, o Passos sabia de tudo e se não sabia, ele é uma pessoa ingênua", afirmou o deputado. "O Ministério dos Transportes é uma fábrica de irregularidades. O tratamento que o governo vem dando aos membros da base é patrimonial. Oferece cargos para algo que é particular, isso não é correto", completou.
Nesta terça, o partido também protocolou, na mesma Comissão Representativa, requerimento de convite para Frederico Dias, que atuava como assessor da diretoria-geral do Dnit em reuniões com prefeitos e autoridades, apesar de nunca ter sido nomeado pelo governo. Fred, como é conhecido, tinha, antes de ser afastado pela presidente Dilma, sala própria e e-mail oficial do órgão, é filiado ao PR e foi indicado para o "cargo" pelo deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).
E, em uma outra frente, os tucanos entrarão com notícia crime por usurpação do cargo público contra Fred no Ministério Público do Distrito Federal.
Além disso, o PSDB fará, na PGR (Procuradoria-geral da República) um aditamento contra o diretor afastado do Dnit José Henrique Sadok de Sá, que saiu após a revelação de que a Construtora Araújo Ltda, da mulher de Sadok, assinou contratos que somam pelo menos R$ 18 milhões para tocar obras em rodovias federais entre 2006 e 2011, todas vinculadas a convênios com o órgão.
Comentários