Exames de DNA devem identificar vítimas de acidente aéreo em PE
Exames de DNA e de arcada dentária devem identificar as 16 vítimas do acidente aéreo que aconteceu na manhã de ontem em Recife (PE). Após apresentar problemas, o avião bimotor LET-4010 caiu apenas três minutos após a decolagem em um terreno na avenida Boa Viagem e pegou fogo.
Segundo a companhia Noar Linhas Aéreas, os primeiros corpos de vítimas devem ser liberados nesta quinta-feira pelo IML (Instituto Médico Legal). Os voos da companhia, que já tinham sido cancelados ontem, permanecem suspensos hoje.
De acordo com a empresa, um avião do mesmo modelo que caiu ficará disponível hoje para as autoridades, caso seja necessária algum tipo de vistoria. A expectativa da empresa é voltar a operar amanhã.
Segundo o diretor Giovanne Farias, o bimotor LET-4010 tinha menos de um ano de operação e havia passado por manutenção de três dias no fim de semana.
Logo após a decolagem, às 6h51 (horário de Brasília), o piloto avisou que estava em situação de emergência e tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O avião, no entanto, caiu e pegou fogo.
O bimotor seguiria do aeroporto de Recife para a cidade de Mossoró (RN), com escala em Natal. A área onde o avião caiu fica em um bairro residencial de classe alta, próximo da divisa com Jaboatão dos Guararapes. No terreno estava montado um circo há cerca de duas semanas.
O segurança do terreno, Erandir Rodrigues da Silva, 42, estava no local no momento da queda e afirmou ter visto duas explosões após a queda. "Vi uma mulher na janela pedindo ajuda. Depois explodiu. Não deu pra fazer nada", afirmou.
Segundo os registros da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ela estava habilitada para voo e em dia com as certificações. O Relatório de Condição de Aeronavegabilidade venceria apenas em 2013.
LISTA DE VÍTIMAS
- Rivaldo Cardoso (piloto)
- Roberto Gonçalves (copiloto)
- André Freitas
- Antônia Jalles
- Camila Marino
- Carla Moreira
- Débora Santos
- Bruno Albuquerque
- Natã Braga da Silva
- Marcelo Campelo
- Maria da Conceição de Oliveira
- Jonhson do Nascimento Pontes
- Marcos Ely Soares de Araújo
- Breno Faria
- Raul Farias
- Ivanildo Santos Filho
INVESTIGAÇÃO
A Aeronáutica informou na tarde de ontem que uma equipe de investigação localizou e retirou as caixas-pretas da aeronave.
As investigações sobre o acidente com o LET-410 da Noar Linhas Aéreas estão sob responsabilidade do Seripa 2 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Aeronáutica.
"Faremos uma grande coleta de dados, que vai abordar informações dos destroços, dos gravadores de voo, da manutenção da aeronave e dos pilotos. As investigações não têm um prazo para acabar", afirmou o tenente-coronel Frederico Marcondes, chefe da divisão de aviação civil do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Comentários