Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Julho de 2011 às 07:25
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) cumpre uma série de compromissos em ministérios em Brasília
O governador Silval Barbosa (PMDB) cumpre uma série de compromissos em ministérios em Brasília
O governador Silval Barbosa (PMDB) terá uma agenda hoje de manhã com a presidente Dilma Rousseff (PT) para tratar sobre a reforma tributária. Além desse encontro, o governador passa o dia em Brasília, em agenda no Ministério das Cidades e Ministério dos Esportes.

A presidência, junto com o Ministério da Fazenda, deu início à discussão sobre reforma tributária. Entre os pontos, a equiparação da taxa de ICMS entre todos os estados para evitar a guerra fiscal. Nos moldes propostos pelo governo federal, Mato Grosso e outros estados do Centro-oeste sairiam perdendo porque importam mais do que exportam. Silval e governadores desses estados já se organizam para rejeitar o plano ou então ter garantia de uma compensação financeira.

Hoje cedo o governador participaria da abertura dos trabalhos da recriação Superintendência de Desenvolvimento do Centro-oeste (Sudeco), mas o convite do Planalto alterou a agenda. Ele passa o dia na Capital Federal e volta ainda hoje para Cuiabá.

Há dois dias no Brasil, até agora Silval só teve agenda interna. O governador ficou 12 dias em viagens à Rússia, onde fechou contrato para compra de equipamentos de segurança de fronteira, e à China, onde se reuniu com empresários interessados em investir na construção de ferrovias em Mato Grosso.

No retorno da viagem se reuniu com secretários de Estado mais próximos e da equipe econômica, deputados e prefeitos, apenas em agenda fechada. Enquanto o governador estava fora, a Assembleia Legislativa discutia projetos encaminhados pelo Executivo como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a reestruturação da Ager. Além disso, Silval deixou o Estado com diversas categorias de servidores. Algumas já voltaram ao trabalho, porém outras, expressivas, como os investigadores da Polícia Civil, continuam paralisadas.

Ontem Silval recebeu o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), que oficialmente está de férias. No lugar do petebista está o colega de partido, presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro. De partido de oposição, Galindo tem buscado aproximação com o governo para garantir recursos para a Capital.

Outra agenda atendeu o presidente da Assembleia Legislativas, deputado José Riva (PP), e os deputados Romoaldo Júnior (PMDB) e Sérgio Ricardo (PR). Na pauta oficial do encontro, reivindicação de mais recursos para a Defensoria Pública do Estado. Mas outros assuntos políticos foram tratados pelos parlamentares.

A Assembleia aprovou LDO com emendas. Silval posicionou que se a equipe econômica vai analisar as propostas. Foram 39 emendas parlamentares, sendo 20 rejeitadas e 19 aprovadas. “Com certeza, deve haver algum veto. A equipe econômica vai avaliar, se for possível deixar, o governador sancionar as emendas atendendo aos deputados”, disse o deputado Riva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83733/visualizar/