Repórter News - reporternews.com.br
Prefeitura recebe maquinário do governo federal
O governo federal lançou, em Várzea Grande, o Plano Safra para a Agricultura Familiar 2013/2014. De acordo com o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nilton Pinho de Bem, para o Estado de Mato Grosso foram destinados R$ 800 milhões para serem usados no fortalecimento do setor, por meio de crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e compras públicas, entre outras ações. Se houver necessidade o montante de recursos será ampliado.
Durante a solenidade, na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, também foram entregues 30 retroescavadeiras e 33 motoniveladoras a 33 municípios do Estado. Os maquinários fazem parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O governador Silval Barbosa, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, entre outras autoridades participaram do evento.
O município de Barra do Bugres foi contemplado com uma retroescavadeira e uma motoniveladora. O prefeito Júlio Florindo e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni, estiveram na Central de Abastecimento para receber o maquinário.
Os equipamentos irão atender a demanda das comunidades rurais da agricultura familiar na manutenção de estradas no período que antecede as chuvas e na recuperação após as chuvas, garantindo o acesso ao transporte de produtos da agricultura familiar, de leite, de gado, de grãos, de cana-de-açúcar, entre outros, além do transporte escolar rural. “As máquinas chegam em boa hora e serão muito úteis no trabalho de recuperação e melhoria das estradas, facilitando o escoamento da produção, melhorando a qualidade de vida do homem do campo, além de gerar mais renda e segurança aos agricultores”, salienta Florindo.
A retroescavadeira também possibilitará a construção de reservatórios de água para dessedentação de animais, para captação e armazenamento de água da chuva, no transporte de calcário e adubos orgânicos, adequação de acessos as propriedades rurais. “É uma conquista valiosa para a agricultura familiar, através do apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, priorizando o acesso à comercialização, a geração de renda e a permanência das famílias no campo”, acrescenta Faccioni.
Em seu discurso, Silval Barbosa salientou que um dos principais problemas de Mato Grosso é a logística e com a entrega dos maquinários será possível arrumar as estradas, consolidar a infraestrutura e fortalecer a agricultura familiar. “Mas ainda é preciso mais. Nosso Estado está em um ritmo de crescimento extraordinário e precisamos trabalhar em conjunto (governos federal, estadual e municipal) para atender as demandas”, disse o governador.
Fonte:
Vanelirte Moretto/Assecom
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8376/visualizar/
Comentários