É enorme e antiga a tradição cultural ligada ao sertão brasileiro, chegou a hora de cantá-lo também em samba. Esta é a proposta da parceria entre a X9 Paulistana e a Dunas Race para o Carnaval 2012
O Rally dos Sertões vira substantivo e adjetivo
Euclides Rodrigues da Cunha, João Guimarães Rosa, Catulo da Paixão Cearense, Luiz da Câmara Cascudo, Luiz Gonzaga do Nascimento e mais milhares de cordelistas e compositores e poetas usaram o sertão como tema. Mais ainda, usaram-no como personagem principal, como figura de apoio ou como fio da meada de suas obras. O Rally dos Sertões, comemorando os seus 20 anos em 2012, é a mais recente fonte de inspiração, desta vez para os carnavalescos da X9 Paulistana que vão levar a aventura para a avenida no próximo dia 21 de fevereiro.
Substantivo e adjetivo.
O denominador comum de todos os autores citados é um só: o sertão. Sua vida e a de seus habitantes, como acalentam sonhos, aprendem com as agruras, relatam lutas, celebram suas vitórias e vivem as suas inúmeras paixões.
Mais perto do povo.
Em 2012 o Rally dos Sertões completa 20 anos, nada melhor do que usar um evento marcante como o Carnaval para festejar e levar essa comemoração para mais perto do povo, que anda longe do sertão e que não está habituado ao universo da competição. O Carnaval da X9 vai ajudar a difundir uma marca que já ocupa o imaginário de todos os que uma vez experimentaram a magia do Rally dos Sertões, vai permitir que dois eventos internacionais criem uma sinergia nunca antes vista.
Mais perto dos participantes.
Mas o Rally dos Sertões não existiria sem os seus atores principais, os pilotos, navegadores, mecânicos, engenheiros, jornalistas, enfim, um mundaréu de gente responsável que há muito merecia ser cantada em prosa, verso ou música. Assim é que, ao lado da criatividade dos carnavalescos e de seu enredo "Trazendo para os braços do povo o coração do Brasil... A X9 Paulistana desbrava os sertões dessa gente varoni!!l", existe um espaço para que os heróis do Rally dos Sertões e suas máquinas possam aparecer.
A fome e a vontade de comer.
No mais puro estilo sertanejo essa frase define essa parceria como o verdadeiro encontro de duas paixões brasileiras , o Carnaval e os Esportes a Motor. E aqui vai uma sextilha para comemorar:
"Quem inventou esse Rally dos Sertões
Com o qual se escreve aventura
Foi o mesmo que inventou
O Carnaval que é marco de cultura
E o mesmo que juntou à história
A X9 e a sua poesia mais pura"
Comentários