Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Julho de 2011 às 17:57
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


Uma das lutas do deputado José Riva está a um passo de se tornar realidade. O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Adriano Silva, afirmou que será possível implantar um campus em Cuiabá com o reforço que a Unemat terá de 2,5% no Orçamento Estadual de 2012. Também declarou ser possível a estadualização da Uninova, de Nova Mutum, além de ampliações da universidade em outras regiões. O aumento na receita da Unemat será incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, por sugestões do presidente Riva.

A informação foi dada pelo reitor na noite desta segunda-feira (11.07), em reunião na presidência da AL, em que foram entregues duas mensagens do Executivo para beneficiar a universidade. “Esse novo orçamento nos dará musculatura para atender a sociedade de Mato Grosso. Não poderia deixar de agradecer ao deputado Riva por sua luta constante em prol da Unemat. Ele sempre teve um ato de clareza para com a universidade, assumindo uma postura de defesa em nossos momentos de fragilidade. Isso é grandeza”, declarou Adriano, informando que já foi concluído um estudo financeiro para que a Uninova seja transformada em um campus.
J
á os projetos de lei encaminhados à AL falam sobre a regulamentação da atuação das fundações de ensino, mais especificamente o da Fundação de Apoio ao Ensino Superior. A segunda propositura regulamenta o número de professores contratados pela própria Unemat.  Para o governador em exercício, Chico Daltro, são projetos simples, mas de grande representatividade para a comunidade acadêmica. “A dos professores é apenas uma retificação e o outro trata de revitalizar as fundações de apoio e esta Casa de Leis tem sido a principal parceira da Unemat”, afirmou Daltro.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, também participou da reunião e destacou a necessidade dos investimentos. Argumentou que o percentual de pessoas com idade de 25 a 34 anos que possuem Ensino Superior aumentou no Brasil, mas ainda está aquém de outros países. “E um estado em desenvolvimento como Mato Grosso precisa investir na formação intelectual. Para isso, o caminho é fazer com que todos os níveis de ensino sejam aperfeiçoados”, destacou.

Na oportunidade, o deputado José Riva, disse que tem convicção da necessidade de fortalecer a
Unemat e que a AL não terá dificuldade para aprovar as mensagens, uma vez que os deputados são unânimes neste assunto. “Precisamos ter um comprometimento com essa universidade. Podemos fazer tudo pelo estado, mas os investimentos na educação serão um dos marcos principais. Quanto mais oportunizamos o ingresso de jovens no ensino superior, melhor preparamos a geração futura”, concluiu Riva. Participaram da reunião o vice-reitor da Unemat, Dionei José da Silva, e representantes da direção pedagógica e administrativa da Unemat.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83910/visualizar/