Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Julho de 2011 às 17:36
Por: Vania Costa

    Imprimir


Entre os diversos problemas e questões cruciais que continuam a desafiar as políticas de desenvolvimento social, seguramente uma das mais importantes é a juventude. O expressivo contingente de jovens existentes no conjunto geral da população, somado ao aumento da violência e da pobreza e ao declínio das oportunidades de trabalho, estão deixando a juventude sem perspectivas para o futuro.

Em decorrência desse quadro, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), colocou o desafio dos jovens em sua agenda de prioridades. Como desdobramento da iniciativa, Pinheiro apresentou um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o “Programa Poupança Jovem no Estado de Mato Grosso”.

O parlamentar explicou que o objetivo do Programa é oferecer aos beneficiários a oportunidade de desenvolvimento humano e social, aumentar a taxa de conclusão do ensino médio e reduzir os índices de criminalidade entre jovens.

De acordo com Emanuel Pinheiro as regiões que apresentarem baixo índice de desenvolvimento humano, altos índices de criminalidade envolvendo jovens de 14 a 21 anos e taxas elevadas de evasão de repetência escolar, serão priorizadas.

Pinheiro apontou os benefícios que os participantes vão ter: Abertura de uma conta poupança na qual serão depositados mil reais a cada ano do ensino médio, concluído pelo estudante. Com isso ao final do curso, se não houver repetência, há possibilidade do aluno receber 3.000,00 (três mil reais); como incentivo, há a chance de sacar R$ 100,00 (cem reais) ao final dos dois primeiros anos. Ainda vão ser oferecidas atividades de aprendizagem complementar, atividades de caráter comunitário, cultural ou esportivo, programas de acompanhamento social, com ênfase nas ações de prevenção à criminalidade e outras atividades que se mostrarem compatíveis com o Programa.

“A nossa proposta é aumentar a taxa de conclusão do ensino médio, propiciar conhecimentos e habilidades gerais e específicas para a inserção no mercado de trabalho, desenvolver competências e valores aos jovens, responsabilidade social e cooperativismo. É preciso investir na juventude combatendo a vulnerabilidade social”, finalizou Emanuel, Pinheiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83915/visualizar/