Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Julho de 2011 às 20:50

    Imprimir


As indústrias do município de Sorriso estão convidadas para participar do curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA que o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) realizará de 27 a 29 de julho, no auditório Flor de Soja. A participação no curso é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 deste mês. O curso tem o objetivo de capacitar sobre questões de saúde e segurança, visando a prevenção e redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Com carga horária de 20 horas, o curso aborda os seguintes temas: O que é CIPA e como ela se organiza; Como a ação dos cipeiros contribui para a empresa e seus colaboradores; Riscos ambientais - o que são, como identificá-los e como minimizar/eliminar seus efeitos; Noções básicas de primeiros socorros; combate a princípio de incêndio (aula prática); ergonomia, PPRA e PCMSO; e assuntos conforme a NR-5, 5.33.

Regida pela Lei nº. 6.514/77 e regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho, a CIPA é um grupo composto por representantes do empregador e dos empregados e tem como missão prevenir e reduzir os índices de acidente e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Toda empresa que possui em seu quadro mais de 20 funcionários deve constituir uma CIPA. As empresas que possuem empregados em número inferior devem indicar um designado e capacitá-lo para que ele tenha conhecimento sobre a prevenção de acidentes.

Capacitados pelo curso, os representantes estarão aptos a fazerem inspeções no local de trabalho, preencher relatórios, entender os conceitos de prevenção, fazer o mapeamento dos riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzi-los, aplicar treinamentos sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. Os participantes do curso recebem material didático e certificado, que também é entregue à empresa.

O curso de CIPA será realizado nos dias 27 e 28 de julho, das 7h30 às 17h30 e no dia 29 das 7h30 às 11h30. O Sesi-MT também oferece este curso em formato in company. O Sesi Sinop fica na Avenida dos Jacarandás, nº 3.100, no Centro. Informações pelo telefone (66) 3531-3611 e e-mail sesi.snp@sesimt.com.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84046/visualizar/