Depois de uma semana com influência de uma massa polar que deixou as temperaturas abaixo de zero por mais de seis dias consecutivos, o frio finalmente deu uma trégua aos moradores de Santa Catarina.
Na manhã deste domingo em Florianópolis, os termômetros marcavam 15ºC, uma diferença de 12ºC a mais em relação ao registrado na madrugada de sábado. No lugar do frio, um vento com rajadas que atingiram picos de 40 km/h ainda assustou quem saiu cedo de casa.
Mesmo assim, depois de uma semana de frio incomum e até geada, os moradores de Florianópolis aproveitaram a manhã para realizarem caminhadas ou passear na praia com a família. "Minha mulher sofre demais com o frio e praticamente só conseguimos sair de casa hoje", disse o administrador Gustavo Pavanelli, 38 anos. "Hoje vamos aproveitar. A temperatura está boa e nem este vento incomoda tanto. A semana foi horrorosa".
Na região serrana, onde as temperaturas negativas predominaram nos últimos dias, o frio também parece ter dado um alivio. De acordo com os dados do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (CIRAM), os termômetros marcaram 13ºC por volta das 8 horas da manhã em Urubici, município que decretou situação de emergência na última sexta-feira em decorrência do frio intenso.
O início da semana será marcado por temperaturas mais elevadas, segundo os meteorologistas do CIRAM. Apesar disso, a presença de uma área de instabilidade no sul do País deve trazer chuva à região a partir da noite deste domingo.
Comentários