Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Julho de 2011 às 01:15

    Imprimir


Número de consumidores que quitaram débitos no varejo mato-grossense registrou leve incremento no primeiro semestre deste ano, de 1,66%. Foram 128,670 mil exclusões de janeiro a junho de 2010, contra 126,562 mil em igual período de 2010, segundo dados do Sistema e Informação de Apoio à Concessão de Crédito (Crediconsult) da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat). Estabilidade no emprego e aumento na renda estão entre os motivos que contribuíram para o desempenho.

Além do maior número de consumidores aptos a comprar a prazo nos primeiros 6 meses deste ano, a quantidade de restrições ao crédito caiu, baixando de 136,133 mil de 134,075 mil de um ano para outro. Na avaliação do diretor da Facmat, Manuel Gomes, os indicadores são positivos e revelam um bom momento vivenciado pelo comércio estadual. Afirma ainda que apesar de os números terem fechado positivamente no balanço semestral houve variações mensais.

"Em maio as exclusões do banco de dados subiram 16,28%, em junho houve queda de 12,8%. São flutuações normais e que no final resultaram em um índice positivo", avalia o diretor ao completar que o indicador revela o comportamento econômico estadual. Gomes pondera que alguns setores como o da suinocultura não estão passando por uma boa fase atualmente e que isso pode comprometer outros setores. Diz que a situação não é mais grave porque outras atividades como agricultura está em alta com bons preços para algodão, milho e soja no mercado interno e externo.

Na rede de lojas do grupo Caseli, que inclui 25 unidades em Mato Grosso, sendo 20 Avenida e 5 Giovanna Calçados, o diretor de Crédito e Cobrança, Silvano de Oliveira, afirma que nos meses de janeiro e fevereiro a inadimplência permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano passado. Março, abril e maio registraram pequeno aumento e em junho houve decréscimo, tanto em relação aos meses anteriores quanto na comparação com 2010.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84399/visualizar/