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Quinta - 07 de Julho de 2011 às 23:55
Por: Honéia Vaz

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“Podemos considerar que este semestre foi muito bom para o varejo de maneira geral, com altos volumes de vendas e em expansão”, pontua Nelson Soares, superintendente da CDL Cuiabá. Mês a mês, o movimento do varejo, de acordo com Serviço de Proteção ao Crédito SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas (SPC/CDL Cuiabá), mostrou fevereiro 3,84% maior que janeiro; março 31,56% superior a fevereiro; abril 1,76% maior que março; maio 11,63% frente a abril; e junho 0,94%, comparado a maio. 

O volume de consultas ao neste junho foi 32% maior que em igual mês de 2010. E 0,94% superior a maio de 2011. O acumulado em seis meses teve alta de 15,87%, se comparado com o primeiro semestre do ano passado.

Em âmbito estadual, ou seja, a reunião do banco de dados de todas as CDLs de Mato Grosso, o volume de consultas de maio de 2011 e igual mês de 2010 apontou aumento de 22,83%. E no acumulado até junho o volume foi de 13,02%.

Os números mostram que o comércio em Mato Grosso está forte, ainda que haja sérias medidas restritivas de crediário. “Apesar da alta dos juros, podemos notar que os lojistas estão encontrando alternativas para manterem as vendas em um patamar satisfatório”, defende Nelson, concluindo que, no entanto, não se pode deixar de observar que políticas que levem à impulsão das empresas de Comércio significariam não só índices bem maiores do que os alcançados neste semestre, como mais emprego e renda para a população.

Ele lembra ainda que o bom percentual atingido em junho, segundo o banco de dados CDL Cuiabá, conta com o resultado do Dia dos Namorados, que para alguns segmentos é como o terceiro Natal. Para estes segmentos o aumento sazonal alcança 50%. O balanço do SPC registrou, este ano, uma alta de 24,37% nas consultas durante o Dia dos Namorados. “Além disso, as festas juninas, embora não tragam um aumento notório às vendas, provoca movimento e leva o consumidor às lojas segmentadas, nas quais a CDL verificou entre 15 e 50% de aumento nas vendas ligas a artigos e fantasias juninas”.

O superintendente aponta que outro fator importante foi a chegada do frio na última semana do mês. “Já no finalzinho do mês tivemos uma queda de temperatura. Naturalmente o frio impulsiona as vendas, há lojas em que a procura chega a crescer até 40%”, conta.






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