Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 22:22

    Imprimir


O município de Chapada dos Guimarães é um dos que mais sofre com as queimadas em Mato Grosso. Além da destruição da natureza, que afasta milhares de turistas, a população da cidade e dos municípios vizinhos sofrem com doenças respiratórias devido a grande quantidade de fumaça. Para discutir formas de prevenção e combate às queimadas, será promovida, hoje (04.07), às 19h, a a audiência pública ‘Queimadas e suas consequências na Saúde e no Meio Ambiente", no município. O evento, que é promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com o Poder Judiciário e governo do Estado, faz parte do programa "Mato Grosso Unido contra as Queimadas".

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município de Chapada dos Guimarães registrou 1.216 focos de calor em 2010. “|As queimadas geram gastos exorbitantes, que poderiam ser investidos em outros serviços destinados à população, como saúde e educação. A sociedade deve participar, de forma efetiva, das ações que forem promovidas. A responsabilidade de combater as queimadas não deve ser somente dos órgãos públicos”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.

Durante a audiência pública, técnicos das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Saúde (SES) e Educação (Seduc), e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) farão apresentações da campanha e formas de prevenção às queimadas. Na oportunidade, serão distribuídos gibis temáticos, fascículos, cartazes e vídeos para representantes da comunidade.

PROGRAMA - O programa "MT Unido contra as Queimadas" tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso de forma integrada, participativa e ordenada. A meta é atuar em todos os municípios do Estado até o ano de 2013, com ações preventivas voltadas para a orientação e sensibilização da população sobre as queimadas, com a realização de campanhas educacionais e audiências públicas. O programa conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.

A audiência pública ‘Queimadas e suas consequências na Saúde e no Meio Ambiente já foi realizada nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Juara, Juína, Aripuanã, Alta Floresta, Guarantã do Norte, São Félix do Araguaia, Canarana e Cáceres.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84984/visualizar/