Os moradores receberam orientações e dicas de uma alimentação mais saudável, nutritiva e com baixo custo e aprovaram iniciativa da Companhia Comunitária
Em parceria com PM, Cozinha Brasil certifica 90 pessoas no Planalto
A preocupação de levar cursos e orientações para as comunidades também atingiu a corporação da Polícia Militar Comunitária. Isto porque o Sesi e a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa contaram nesta semana com a parceria fundamental da Companhia Comunitária do bairro Planalto, em Cuiabá, na realização de mais uma etapa do programa Cozinha Brasil. Lá, 90 pessoas receberam orientações e dicas de uma alimentação mais saudável, nutritiva e com baixo custo.
E foi pela primeira vez que a auxiliar de desenvolvimento infantil, Taise Maria da Cruz, de 39 anos, teve a oportunidade de participar de um curso de culinária. “O que aprendi fará toda a diferença de hoje em diante. Muitas vezes jogamos o dinheiro nosso fora por não aproveitar de forma adequada os alimentos. Queremos mais cursos como esse”, ressaltou Taise.
Para ela, a participação da Polícia Militar foi fundamental. “O local é seguro e iniciativas como essa, mostram a preocupação deles com a comunidade e que não estão aqui somente para prender ladrão, mas também para interagir”.
A solicitação do Cozinha Brasil para atender o bairro foi do comandante da Companhia Comunitária do Planalto, capitão Robson Oliveira Curi. Segundo ele, a ideia é aproximar mais a comunidade da polícia. “Temos buscado também oferecer outros cursos. Vimos no Cozinha Brasil uma forma de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.
Até duas gêmeas de 15 anos, Bianca Yanca e Yanca Bianca, também se interessam pelo curso e resolveram participar, apesar da pouca idade. “Foi muito bom. Aprendemos muitas dicas de uma alimentação saudável que não sabíamos”, afirmou Bianca.
De acordo com a instrutora e nutricionista do programa, Fernanda Arruda, o curso do Cozinha Brasil trabalhou três temas: doenças crônicas, aproveitamento integral de alimentos e soja e higiene dos alimentos. “A participação dos moradores foi muito boa. O que queremos é levar informações de como se alimentar bem e melhor reaproveitando os nutrientes que muitas vezes vão para o lixo”, concluiu.
Programa - O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Já atendeu, desde sua implantação em 2005, aproximadamente, 23 mil pessoas. A parceira com a Sala da Mulher, responsável pelas ações sociais do Poder Legislativo, somente neste ano já realizou cursos nos bairros Poção e Santa Isabel, além do município de Poxóreu.
Comentários