LEGISLATIVO NA ESCOLA: Vereadores da Câmara Mirim de Sinop são empossados
Foram diplomados ontem a tarde, os 22 vereadores mirins eleitos para o biênio 2011/2012 da Câmara Mirim de Sinop. Ainda na tarde de ontem, foram empossados os 11 vereadores titulares que ficarão no cargo até o fim do ano, para então darem lugar aos suplentes que assumirão as vagas durante o primeiro semestre de 2012, para então devolverem o posto aos titulares no segundo semestre do ano que vem.
Durante a sessão de posse e diplomação, os parlamentares mirins receberam um kit escolar contendo um caderno de 96 folhas grande, um caderno brochura pequeno, um caderno de desenho, caneta azul, caneta vermelha, caneta preta, régua, esquadro, transferidor, compasso, borracha, tesoura, cola branca, cola gliter, lápis de cor, lápis de escrever preto, apontador, durex, marca texto, resma de sulfite, lapiseira, grafite, giz de cera, canetinha, tinta guache, pincel, pasta escolar e bolsa escolar. Também foram sorteados entre as sete escolas representadas pelos vereadores, cinco kits contendo Clássicos Rideel Série 3 – Editora Rideel; Dicionário Globo – Editora Globo; Redação e Gramática/Bolsa; História do Brasil – Girassol; Vivo – Pop Up do Corpo Humano – Melbooks; Aventuras Grandiosas – Série 6 – Rideel; Novo Atlas Geográfico Mundial – SMM Editora; Mapa do Brasil – Trieste; Mini manual de matemática – Rideel; Livro O Cortiço; Livro A Moreninha; Livro Noite na Taverna; e Livro Senhora.
Agora, a próxima sessão da Câmara Mirim será no dia 3 de agosto, sendo essa a 1ª Sessão Ordinária, a qual já deve ser realizada no plenário novo da Casa de Leis de Sinop e, entre as matérias, será eleita a mesa diretora e as comissões permanentes. As próximas sessões serão no dia 8 de setembro, 5 de outubro e 9 de novembro, sempre às quartas-feiras, a cada 15 dias, das 14h às 16h. Ainda, serão realizadas as palestras sobre Nutrição, no dia 17 de agosto; sobre dengue, com a bióloga Adriana Casturino, no dia 21 de setembro; sobre Drogas, no dia 19 de outubro; e sobre Bullyng, no dia 23 de novembro.
Foram empossados os vereadores Simoni Garcia dos Santos e Gabriella Isaías Araújo (titulares) e Bruna Raissa Pereira de Souza e Luana Marcos Colla (suplentes) da Escola Estadual Rosa dos Ventos; Juvanderson Conceição de Vasconcelos (titular) e Joiciane Rodrigues Oliveira (suplente) da Escola Estadual Edeli Mantovani; Rafael Horácio dos Santos e Lucinéia Rogelin Pereira (titulares) e Evandro de Barros e Mariana da Silva Leite (suplentes) da Escola Estadual Reneé de Menezes; Felipe Wélder Schwingel Baldo e Andressa Caroline Schmidt (titulares) e Evellyn Letícia Gaspar e Ana Gabriela Avires Sotolani (suplentes) do Colégio Adventista; Gabriela Matos Garcia Maia (titular) e Messias dos Santos Mota de Araújo (suplente) do Educandário Albert Sabin; Murilo Henrique Deliberal Maciel e Ana Cassia Melo Conceição (titulares) e Rafael Mânica de Almeida e Cassio Sabino de Moraes (suplentes) do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller; e Kassiane Raquel Aíres Costa (titular) e Ana Lurdes Mendes Marcoski (suplente) da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno.
Os vereadores mirins são alunos de 12 a 15 anos de sete escolas do município, entre públicas (duas municipais e três estaduais) e privadas. Conforme o regimento interno da Câmara Mirim, o mandato é de dois anos, sendo vetada a reeleição. Porém, conforme explica a chefe de Divisão Legislativa Mirim, Patrícia Bueno, devido a greve na rede municipal de ensino desse ano, o mandato será de um ano e meio.
“Como as escolas municipais estavam em greve, não havia possibilidade de realizar a eleição, então, tínhamos que esperar voltar as aulas para dar início a esse processo. Por isso houve esse atraso e, agora, os vereadores titulares vão atuar durante um ano e os suplentes, durante seis meses”.
Comentários