Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 20:04

    Imprimir


A entrada do Brasil na Enterprise Europe Network – rede que auxilia pequenas e médias empresas (PMEs) a atuarem no mercado europeu e a interagirem com câmaras de comércio, centros tecnológicos, universidades e agências de desenvolvimento do bloco – será, provavelmente, o próximo passo da cooperação entre Brasil e União Europeia (UE). A informação foi dada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Carlos Cristo, durante o evento que encerrou o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), em Brasília, no dia 14 de junho.

Atualmente, a UE realiza 95 projetos de cooperação com o Brasil, que envolvem 258 milhões de euros. Deste montante, 22 milhões de euros são destinados ao PAIIPME, maior projeto de cooperação técnica cofinanciado pelo bloco europeu na América Latina. Com orçamento total de 44 milhões de euros – metade proveniente de fundos brasileiros, de origem pública e privada – e sob execução da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o PAIIPME beneficiou mais de 2.500 PMEs, capacitou 6.700 profissionais em exportação e internacionalização e gerou 70 parcerias entre organizações brasileiras e europeias, sendo cinco joint ventures.

De acordo com o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, os quatro anos de execução do projeto fortaleceram a cooperação Brasil-UE. “O PAIIPME exigiu ousadia, amplitude institucional, foco, persistência e visão estratégica. Ele colocou as PMEs como protagonistas em ações de transferência de tecnologia e de comércio internacional”, disse ele, durante o evento de encerramento do projeto. Para a chefe de delegação da UE no Brasil, a embaixadora Ana Paula Zacarias, o PAIIPME consolida uma relação de equilíbrio entre as duas partes. “Ele colocou os dois parceiros em pé de igualdade, compartilhando interesses comuns”, destaca.

A embaixadora considera, ainda, que projetos como o PAIIPME são inspiradores para o futuro das relações entre Brasil e UE. Foi nesse contexto que o diretor-geral adjunto de empresas e indústrias da UE, Daniel Calleja Crespo, propôs, como próximo passo dessa cooperação, que o Brasil passe a integrar o Enterprise Europe Network, que já reúne PMEs de outras 49 nações. “Hoje, o apoio a empresas de pequeno e médio porte está entre as prioridades do bloco. Buscamos beneficiá-las por meio da redução de burocracias e da ampliação do acesso a financiamentos e mercados. O Brasil, que é considerado um parceiro-chave da UE, seria muito bem vindo a essa rede”, afirmou Crespo.

Para o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, os desafios das PMEs brasileiras passam por uma série de questões, como inovação tecnológica e em negócios, tecnologia industrial básica, transferência de conhecimento, além de metrologia e certificação. “É interessante estudarmos a proposta do Enterprise Europe Network como mais uma oportunidade de superação de obstáculos nesses quesitos”, afirmou.

Mais sobre o Enterprise Europe Network

O Enterprise Europe Network é uma rede de contatos que ajuda PMEs a buscarem parceiros internacionais, se candidatarem a financiamentos da UE e a serem competitivas no mercado europeu. Por meio dessa rede, as empresas têm acesso a especialistas que lhes orientam sobre diversas questões, como propriedade intelectual, marco regulatório, transferência de tecnologia e padrões de mercado. Atualmente, por meio de um grande banco de dados, o Enterprise Europe Network conecta cerca de 600 PMEs de dezenas de países, além de organizações parceiras atuantes em 17 setores-chave, como os de transporte, logística, automotivo, saúde, energia, meio ambiente, têxtil, turismo, entre outros. Para mais informações sobre a rede, acesse www.enterprise-europe-network.ec.europa.eu.

Mais sobre o PAIIPME

O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e União Europeia para a inserção competitiva das PMEs brasileiras no mercado europeu. Suas ações aconteceram por meio de parcerias com entidades nacionais, setoriais e locais, públicas e privadas. O MDIC, órgão brasileiro beneficiário dos recursos europeus destinados ao PAIIPME, delegou à ABDI a responsabilidade de executar as atividades de implementação e gestão do projeto. Foram realizadas ações de assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, intercâmbio entre instituições homólogas, capacitação empresarial e realização de estudos. Para mais informações sobre essa iniciativa, acesse www.paiipme.com.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86898/visualizar/