O presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL/MT vestiu a camisa e convidou a sociedade para discutir o tema
Emanuel Pinheiro participa da 10ª Semana de Prevenção as Drogas
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), participou da abertura da 10ª Semana Estadual de Prevenção as Drogas, Sábado (18) das 8h às 12h na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen MT). O evento traz como tema em 2011, Arte e Cultura na Prevenção do Uso de Crack e outras Drogas.
De acordo com presidente da Comissão, o evento tem a finalidade de chamar a atenção da população para a necessidade de redução da demanda e da oferta de drogas em Mato Grosso.
Para Emanuel, a iniciativa deve ser apoiada pelas autoridades governamentais e não governamentais e pela sociedade. “É necessário que saibamos a importância da conscientização da população mato-grossense”, frisou.
Pinheiro disse que como cidadão e presidente da Comissão de Direitos Humanos “vestiu” a camisa pela causa, não somente simbolicamente, na prática, criando políticas públicas e projetos que vão ao encontro das necessidades da sociedade. “Vamos trabalhar em parceria com todos os órgãos e instituições engajados no combate e prevenção as drogas”, salientou.
Emanuel Pinheiro destacou a importância da tradicional iniciativa do Conen que há 10 anos defende a bandeira. “Quero parabenizar o Conen pelo brilhante trabalho, que nos possibilita discutir medidas para prevenir e combater esse mal que vem dilacerando famílias “as drogas licitas e não licitas”. Essa caminhada em prol da vida pode contar com o apoio do parlamento estadual. Estaremos de mãos dadas nessa luta”, discursou o presidente.
A manhã foi rica em atividades culturais, apresentações artísticas e religiosas, danças, coral, apresentação de flautas, capoeira, teatros. O evento contou com uma atração especial “Circuito Cultural Itinerante de Prevenção as Drogas”, com histórias em quadrinhos, fantoches, bonecos, oficina de colagem, marionetes, bonecos de Olinda e marotes.
A programação prossegue na segunda-feira (20.06) com realização de blitz educativa nas principais avenidas da Capital, no período da manhã. À tarde haverá audiência pública na Assembleia Legislativa com o tema Avanço do Crak no Estado de Mato Grosso. Durante a noite haverá sensibilização nos bares de Cuiabá com o Grupo Tibanaré.
Na terça-feira (21.06), às 14h, a Associação dos Familiares Vítimas de Violência (AFVV) promove o 1º Seminário Meus Heróis Morreram de Overdose no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com entrada franca. Uma Caminhada pela Vida será realizada na quarta-feira (22.06), na avenida Getúlio Vargas. A concentração será na Praça das Bandeiras às 15h.
As instituições que trabalham pela causa também vão ser homenageadas em uma cerimônia de entrega de Diplomas de Mérito pela Valorização da Vida no dia 28 (quarta-feira), às 14h no auditório do Fórum Federal, em Cuiabá. No dia 29, a programação do evento será encerrada com a incineração de drogas apreendidas em Mato Grosso. A ação coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Judiciária Civil (PJC) será realizada às 8h no Distrito Industrial da Capital.
Comentários