Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Setembro de 2013 às 15:21
Por: Priscilla Silva

    Imprimir


Priscilla Silva

Depois de a Polícia Federal ter desarticulado um esquema de pagamento de propina a prefeitos para captar investimentos de fundos de pensão municipais – durante a Operação Miquéias – o vereador Allan Kardec (PT) apresentou requerimento de convocação do presidente do Instituto de Previdência Municipal, Bolanger José de Almeida, para prestar contas sobre o Cuiabá-Prev, um dos órgãos citados no esquema.


Há sete meses, o mesmo parlamentar havia encaminhado duas solicitações, junto à prefeitura de Cuiabá, informações sobre o destino dos investimentos dos recursos dos servidores municipais, gerenciados pelo Cuiabá-Prev. Porém, não obteve respostas contundentes dos valores recebidos e seus destinos.

“Nós temos a informação de que estamos perdendo dinheiro de um determinado banco que foi investido à época já com massa falida e hoje queremos, de fato, abrir essa caixa preta e entender como e o que está sendo feito com o dinheiro da previdência dos servidores municipais de Cuiabá”, enfatiza Kardec.

Contrariando com a falta de retorno, Allan criticou a demora. “Acho que a prefeitura ainda não está preparada para colocar em prática a lei geral da informação. O Portal da Transparência da Prefeitura passa poucas informações pra gente e quando um vereador legitimado no seu cargo fiscalizador solicita um documento e ele não é entregue, só tem duas saídas: ou não existe esse documento ou o Executivo não quer entregar. Espero que a partir da convocação do presidente Bolanger isso não aconteça mais”.

Velhos pedidos

Dentre um dos requerimentos feito pelo vereador estão as atas do Conselho Fiscal Curador, que acompanha os investimentos do plano previdenciário, e, questionamentos sobre os valores dos depósitos realizados nos anos de 2011 e 2012. 

“Convocamos o presidente para trazer todas as informações aos 25 vereadores no plenário e à sociedade. Ele também deve explicar as denúncias que estão ocorrendo, mas o motivo principal do meu requerimento é saber quando foi investido o dinheiro do Cuiabá-Prev, onde foi investido e como estão os rendimentos. Também queremos saber como se formou o Conselho Fiscal Curador, quem são essas pessoas e como foi escolhido, pois eles são responsáveis pela fiscalização da aplicação de recursos públicos”, assevera Allan.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8710/visualizar/