Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Junho de 2011 às 23:59

    Imprimir


A prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães preocupada com o barulho, principalmente de carros de som durante a noite nas ruas da cidade, está capacitando sete fiscais e uma agente comunitária da justiça no Curso de Medições, Monitoramento, Avaliação de Ruído Ambiental.

O curso que está sendo ministrado pelo físico Jorge Soares de Almeida, da Eco Tratamento Acústico e Emissões Atmosféricas, teve início na terça – feira (14), na secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, e terá encerramento nesta sexta às 17h com uma palestra sobre a norma NBR-10.151/2000 –ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esta norma fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidade.

Durante todo o dia de hoje (16.06) os fiscais da prefeitura juntamente com o professor estão mapeando toda a cidade, bairro por bairro. De acordo com Jorge, o mapeamento de ruídos será de dia e voltarão a medir os mesmos lugares à noite. “Chapada é o primeiro município do Mato Grosso a ser mapeada, somente Curitiba e São Paulo realizou o mapeamento de ruídos”, afirmou o físico.

Segundo ele o mapeamento vai facilitar o trabalho dos fiscais no controle da poluição sonora, assim como orientar a comunidade o que é prejudicial à saúde, se o ruído está em conformidade com a legislação e servirá como referencial para futuras pesquisas.

A prefeitura adquiriu três medidores de pressão sonora (sonômetros), de última geração, para que os funcionários fiscalizem a poluição sonora em Chapada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87134/visualizar/