Festa Avatar abre oficialmente a programação do projeto Feijoada de Inverno 2011
Na próxima segunda-feira, 20, convidados, imprensa, patrocinadores e parceiros conhecerão o local, o Espaço das Artes, e a estrutura que vão abrigar todos os eventos da maratona cultural a qual se transformou a Feijoada de Inverno – que nesta edição, além do feijão preto, ganhou três festas: Violada de Inverno, Hyppe Flowers e Mística. A festa avant-première ganhou o nome e a decoração inspirados no filme Avatar.
“Produzir e desenvolver um tema para a festa de inauguração deste espaço para eventos, com diferentes focos – desde o social, passando pelo coorporativo, esportivo e cultural – não foi tarefa fácil”, explica a produtora cultura, Cybelle Bussiki, responsável pela direção artística da festa Avatar. De acordo com ele, Para isso, foi pesquisado recursos tecnológicos, o universo da arte e a magia do cinema, sob inspiração do filme épico americano, de ficção científica, escrito e dirigido por James Cameron.
Tendo como pano de fundo o intrigante cerrado mato-grossense – com toda sua exuberância, cores e formas inusitadas –, os organizadores trouxeram para este cenário um pouco da magia e da fantasia do cinema. “Com isso, pretendemos, além de mostrar nossa cultura e o espaço, lançar um olhar para o segundo maior bioma brasileiro”, acrescentando que será um universo colorido e belo, que remete para algumas das noções que temos de paraíso.
Para a ambientação, misturados a galhos retorcidos e secos, árvores e mata, estarão personagens, arquétipos, pernas de pau, pirofagistas, contorcionistas, bailarinos, trapezistas fantasiados e pintados com tintas fosforescentes, inspirados no povo Na´Vi, do filme. “O cenário e o figurino dos artistas que se apresentam na noite ficaram a cargo do cenógrafo Jorge Katumba e dos estudantes de Designer de Moda da Unic, sob orientação da bela professora Joana Resende”.
Programação – A festa conta com apresentações que representam a rica cultura mato-grossense. A intenção é difundir a produção local, incentivar a promoção de esporte artístico e oportunizar a divulgação de programas sociais desenvolvidos no Estado.
Para isso, serão apresentadas atrações como Orquestra Jovem do Estado, Grupo Flor Ribeirinha, Balé Aéreo da Escola de Circo Leite de Pedras, Ginástica Artística da Universidade Federal de Mato Grosso, teatro com o Grupo Tibanaré e feira de artesanato. “As crianças e adolescentes participantes destes projetos vão mostrar todo seu talento por meio de seus os movimentos, instrumentos e expressões - de uma arte natural, que explode em vida e que necessita de apoio”, destaca Cybelle.
Um pouco da imensa riqueza e beleza naturais de nossa terra será mostrado em tamanho ampliado, na exposição fotográfica Imagens de Mato Grosso, montada no Espaço das Artes. Misturando-se ao cenário, 40 imagens serão expostas em painéis de 60 cm x 90 cm e de 1 m x 2 m. As fotos fazem parte do acervo de 20 renomados fotógrafos, atuantes no Estado e especialistas e registrar imagens da biodiversidade, da arte e da cultura regional. “O objetivo é demonstrar a importância da preservação do meio ambiente e da participação de cada um na garantia de um futuro melhor para o planeta”, avalia o organizador do projeto da Feijoada de Inverno 2011, Fernando Baracat.
Com objetivo de proporcionar aos artesãos a divulgação e a comercialização de seus produtos, realizando trocas de experiências e agregando a valorização da cultura popular desenvolvida por esses profissionais, será montada também uma feira de artesanato – com a participação de 15 artesãos. Entre outros trabalhos contemporâneos, estão brinquedos inteligentes, vestuário, artesanato em couro, bijuterias, acessórios, souvenirs personalizados, sabonetes e velas artesanais, peças em cabaça, madeira e biscuit.
A coordenação da feira está a cargo da artesã e consultora designer de produtos artesanato Patrícia Pontes. Filha e neta de artesãos, Patrícia é vice presidente da Associação Mato-grossense de Produtores Artesanais (Ampa) e coordenadora da Feira de Artesanato Arte na Praça, realizada na praça Santos Dumont, no centro de Cuiabá.
Comentários