Rondonópolis: técnicos do FNDE visitam escolas municipais e treinam gestores
Diretores e coordenadores das escolas de ensino fundamental e educação infantil de Rondonópolis participaram de um treinamento com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O objetivo é garantir que os recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, oferecido pelo Governo Federal, sejam bem administrados.
A gerente de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação - Semec, Carmen Monteiro, explica que o dinheiro é depositado de acordo com o número de alunos e pode variar entre R$1.000 até R$ 12 mil reais por ano. Na cidade, são 43 instituições de ensino que recebem o dinheiro mensalmente.
Quem fiscaliza esse recurso são os presidentes do Conselho Escolar que também receberam orientações de como prestar contas ao FNDE. As técnicas Maria de Jesus Xavier e Amanda Vargas Maia visitaram 20 unidades para verificar como é aplicado o recurso do PDDE.
Segundo Carmen, o recurso financeiro pode ser utilizado para reparos na estrutura física, pagamento de terceiros ou ainda na aquisição da mobília. “Toda essa capacitação tem a meta de promover a qualidade no ensino e com isso dar a oportunidade de um futuro melhor ao estudante”, reforça Carmen.
Nesta sexta-feira, dia 17 de junho, os técnicos da Semec e profissionais de municípios vizinhos de Rondonópolis vão receber o treinamento para se tornarem multiplicadores e repassarem as informações para os diretores e coordenadores das escolas. O encontro acontece das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Salão Ipê, na sede da Secretaria.
Comentários