Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Junho de 2011 às 15:00
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, falou sobre a importância do projeto Parlamento Mirim, ao participar da sessão especial para instalação, posse, diplomação e o inicio da 3ª Legislatura nesta terça-feira (14.06), no Plenário das Deliberações Renê Barbour. Foram empossados 24 deputados mirins das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.

“É importante estimular os nossos estudantes, fazer com que a criança conheça um pouco mais das nossas ações e trabalho legislativo. Desta forma, estaremos preparando estas crianças para que elas possam, no futuro, escolher bem seus representantes”.

Da Escola Estadual Nilo Povoás, Mikaellen Corrêa dos Santos, de 16 anos, também é outra deputada mirim que relevou ter José Riva como referência de líder parlamentar. “É um grande líder e me espelho nele”. Tanto que o seu projeto de lei apresentado foi na área de Educação, uma das bandeiras defendidas pelo deputado. “É preocupante a questão das escolas e, principalmente, da segurança dos alunos na escola pública”, afirmou lembrando que entre os líderes que se espelha está o deputado Riva.

Outro deputado mirim empossado foi Leonardo Militão, da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, que se dispôs a participar do projeto para conhecer melhor a Casa de Leis. “Vamos aprender a ser gente grande e eu quero trabalhar projeto de Saúde porque entendo que é uma área que está muito ruim e que todos têm direito”.

O deputado estadual Luizinho Guimarães destacou que a proposta de inclusão de jovens para conhecer o processo legislativo representa amadurecimento e abertura da democracia. “Em outros municípios temos incentivado a implantação do Parlamento Mirim, que é uma iniciativa defendida pelo deputado Riva. É um projeto futurístico”.

Para o coordenador do Parlamento Mirim, Arturo Tronaselli, informou que inscreveram projetos estudantes de 42 escolas públicas e privadas de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. “O tramite legislativo é o mesmo que o da Casa de Leis, seguindo os mesmos motes e atos do regimento interno. Temos neste ano também a continuidade das comissões permanentes e hoje podem participar alunos até do 9º ano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87758/visualizar/