Red Bull reencontra pedra no sapato
Foram 20 vitórias e 26 poles nas últimas três temporadas da F-1. Dois vice-campeonatos e dois títulos mundiais.
Mas, apesar do excelente aproveitamento nos últimos anos e de já ter triunfado em 13 dos 18 circuitos do calendário deste ano --sem contar a Índia, onde fará sua estréia--, o circuito Gilles Villeneuve, que amanhã recebe o GP do Canadá, ainda é uma pedra no sapato da Red Bull.
Em cinco apresentações na pista, o melhor resultado da equipe foi o terceiro lugar de David Coulthard em 2008, única vez que o time foi ao pódio na Île de Notre-Dame.
No ano passado, apesar de ter chegado a Montréal com três vitórias no torneio e tendo conquistado todas as poles até então, Sebastian Vettel saiu na quarta colocação, e Mark Webber, na quinta.
"No papel, realmente este não é nosso melhor circuito, apesar de sempre termos nos preparado muito bem para correr aqui", disse Webber.
"Já percebemos em Monza, no ano passado, que em pistas com retas muito longas as coisas são mais complicadas para nós", completou o piloto australiano.
Ele se referia à única pista na qual o desempenho da Red Bull é pior do que em Montréal. Na Itália, o time nunca subiu no pódio nem largou na primeira fila.
"Nosso carro é conhecido por ser bom em todos os tipos de pista, mas aqui em Montréal ainda não acertamos", lamentou-se Webber.
Mesmo em classificações, ponto forte da Red Bull nos últimos três anos --conquistou incríveis 62% das poles nesse período--, o time sofre em Montréal. No ano passado, Vettel conseguiu pela primeira vez classificar um carro do time na primeira fila (ficou com o segundo lugar).
"Para mim, este é um dos finais de semana mais difíceis de se completar a corrida", falou o atual campeão, que no primeiro treino livre de ontem já comprovou sua tese ao bater forte em muro e perder boa parte da sessão.
"É verdade que no passado sempre sofremos nesta pista, mas em 2010 escolhemos a estratégia errada. O carro era competitivo, tinha bom ritmo de corrida, e a velocidade estava lá, o que nos dá um pouco mais de confiança para este ano", disse.
Hoje, a partir das 14h (de Brasília), a Red Bull terá mais uma oportunidade de tentar mudar essa história no treino que define o grid de largada para a prova de amanhã, que ocorre no mesmo horário.
"Agora esperamos ter aprendido alguma coisa com os resultados dos anos anteriores", finalizou Webber.
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