Ranking Brasileiro de Cross Country Olímpico 2011
Mato-grossenses estão na ponta do ranking Brasileiro de Cross Country Olímpico 2011
A supremacia dos ciclistas mato-grossense já aparece com larga vantagem sobre os demais estados do País no que diz respeito ao certame nacional de 2011, na modalidade do Cross Country que é um dos mais disputados campeonato nacional de todos os tempos. Os eventos de ciclismo têm apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel).
Na categoria Sub-23, Walison Barbosa (SER Cidade Verde/Primavera do Leste) é líder isolado. Bruno Aguiar (Barra do Garças) ocupa a 4ª colocação também nesta categoria. Na categoria Júnior, Willian Pecego (Barra do Garças) pontua como vice-líder. Brendow Ribeiro (Primavera do Leste) ocupa a 4ª posição também pela disputadíssima categoria Júnior.
Na categoria Infanto-juvenil, corre Robertony Oliveira (Barra do Garças) que ocupa a vice-liderança do certame da CBC. Na categoria Elite Feminina, Jane de Jesus (Chapada dos Guimarães) é líder disparada frente às grandes atletas nacionais. Pela categoria Infanto-juvenil Feminina, Ana Karla Ribeiro é líder isolada. Na máster 30-34, Fabiano Guthjar (Chapada dos Guimarães) pontua como o grande líder. Pyerre Alcântara (Barra do Garças) ocupa a 4ª colocação, na categoria Máster 35-39, Vanderli Vilela (Barra do Garças), figura na 5ª colocação. Pela categoria Máster 40-44, Elber dos Santos (Primavera do Leste) entrou na vice-liderança do certame nacional.
Na avaliação do dirigente da Federação Mato-grossense de Ciclismo (FMTC), Manoel Lima, os resultados são a mostra do grande e longo trabalho de base, que foi implantado na categoria. Essa pontuação da CBC reflete, muito bem, o empenho de todos durante as preparações e também no exato momento da competição, pois o nível é tão elevado que um erro pode custar várias posições na linha de chegada. Nossa meta é bater os seis títulos obtidos em 2010. Isso, com certeza, poderá ser suplantados pelos bravos atletas do Mountain Bike, pontua Lima.
4ª ETAPA
Atletas da modalidade do Ciclismo Olímpico participam no dia 15 de junho, no município de São José dos Quatro Marcos de competição muito acirrada. O evento é a 4ª etapa do certame regional e terá a área central da cidade como circuito para os atletas.
“Para que a corrida ciclística não perca no nível técnico, será em estilho australiana, ou seja, em cada passagem pelo ponto de controle, os cinco últimos atletas são eliminados da competição. Cada passagem no ponto de controle é uma chegada. Isso faz com que o nível seja sempre elevado, avalia o dirigente da Federação Mato-grossense de Ciclismo (FMTC), Manoel Lima.
Participam da competição 14 categorias e os melhores atletas do Estado estarão presentes no evento, os competidores de Cuiabá, Cáceres, Acorizal, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Rondonópolis e Primavera do Leste já confirmaram presença.
“Os competidores da modalidade se sentem gratificados com o incentivo dado pela Seel, que sempre atua como parceria nos eventos da modalidade”, comentou Lima
Os maiores destaque do ciclismo regional é Jean Arara (Rondonópolis), que ocupa a vice-liderança da categoria Sub-30 no Ranking Nacional de Ciclismo. Lucas Rebeque, campeão nacional de 2010 na categoria Infanto-juvenil. Sandro Espessoto, campeão do ano passado da categoria Juvenil do certame da CBC, entre outros.
Comentários