Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Junho de 2011 às 11:37
Por: João Ricardo

    Imprimir


Em resposta a afirmativa do Vereador, Airton Callai (PSB), quando se referiu na última segunda-feira (06), durante sessão, de que a suposta máfia branca impedia a contratação de novos médicos para Lucas do Rio Verde, o Secretário de Saúde, Pascoal de Oliveira, ressaltou que existe um banco de dados que contem vários currículos de profissionais e também que há sim, um contato direto com algumas instituições de ensino superior, que podem auxiliar na vinda de profissionais recém formados para o município.

O Secretário deixou claro que a contratação de profissionais médicos é feita através de concurso público, assim como acontece com qualquer outro servidor público municipal. Salvo processo seletivo temporário quando se está no período entre os concursos públicos.

“O município tenta entrar em contato com vários profissionais, inclusive temos na Secretaria um arquivo com vários currículos e também temos contato com a Universidade de Cuiabá e com o Hospital Universitário, sempre conversamos com professores, com as equipes e assim trazer novos profissionais para o município”.

Em relação à barreira imposta por algumas instituições privadas, a fim de proteger a classe médica, onde o vereador definiu como “máfia branca”, Pascoal ressalta que o poder público não tem como interferir, pois não há um vínculo entre município e os planos de saúde particular.

“Na verdade nós temos credenciamento com especialista no município e através do hospital São Lucas, através de gestão, porém, nós não temos vínculos com a Unimed e não há como fiscalizar esse tipo de situação”, esclarece.

O Secretário afirmou que há sim, um déficit em relação a profissionais em Lucas do Rio Verde. Segundo ele, os profissionais preferem permanecer nos grandes centros, tendo em vista as facilidades oferecidas. O município por sua vez tenta oferecer uma remuneração mais atrativa para esses profissionais.

O salário dos médicos que atende nos postos de saúde de Lucas do Rio Verde, somando os incentivos, chega a R$ 11.300,00.  
 

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88439/visualizar/