Ministério realiza mutirão de documentos em cinco cidades de MT
Os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, programa criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), atenderão cinco municípios da Região Centro-Oeste, todos no estado de Mato Grosso, até segunda-feira, dia 30 de setembro.
Conforme explica a coordenadora do PNDTR, Layla Torres, a Região Centro-Oeste é a terceira em número de atendimentos do Programa. "Já realizamos mais de 800 mutirões e atendemos 623 municípios nesses últimos nove anos de programa. Os mutirões têm uma grande penetração dentro dessa região. Atendemos, na maioria, muitos assentamentos e acampamentos do Incra", destaca Layla Torres.
Nos mutirões, agricultoras familiares e trabalhadoras rurais assentadas e acampadas serão beneficiadas com a expedição de vários documentos. São eles: cédula de identidade; carteira de trabalho e previdência social (CTPS); certidões de pessoa física (CPF) e atestados que garantem a isenção da cobrança de taxas para a emissão de certidões públicas diversas.
O programa visa promover a inclusão social das mulheres do campo por meio da emissão gratuita de documentação civil, previdenciária e trabalhista.
Programação
Os eventos começaram no domingo (22) pelo município de Glória do Oeste. Nesta terça-feira (24), foi a vez de Indiavai. Os outros três estão marcados para Vale de São Domingos (de 26 a 27), Reserva do Cabaçal (28 e 29) e São José dos Quatro Marcos (de 30 de setembro a 1º de outubro).
Comentários