Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Maio de 2011 às 14:51

    Imprimir


Nos dias 31 de maio e 1º de junho, Cuiabá receberá a visita de membros da Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), que lançará a “Campanha pelo Trabalho Decente para a Copa do Mundo Fifa no Brasil, até 2014 e além”, movimento que  visa garantir que as obras preparatórias para a Copa do Mundo obedeçam às normas da Organização Internacional  do Trabalho (OIT) quanto ao trabalho decente, combater a exploração do trabalhador e garantir retorno social às cidades-sede.  Estarão presentes o coordenador de projetos do Mercosul da ICM, Maurício Rombaldi, e o representante regional da entidade, Nilton Freitas.

A ICM é uma federação sindical global que reúne 328 sindicatos que representam 12 milhões de membros em 130 países, com sede na Suíça e escritórios regionais e de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária Chile, Curaçao, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru e Brasil.

A ICM visitará os 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Em Cuiabá, a programação começa no dia 31 de maio, com apresentação na Câmara Municipal de Cuiabá, às 9 horas. As 10:30, a entidade se reúne com representantes de movimentos sociais e sindicatos na sede do SINTRAICCCM, no centro de Cuiabá. No dia 1º, às 16:30, a ICM e sindicatos se reúnem com a diretoria da Agecopa, na sede da Agência.

A programação local é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e pela Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT). Os eventos contarão com a presença do presidente do sindicato, Joaquim Santana, e o presidente da federação, Ronei de Lima.

Uma das metas da campanha é garantir a participação das entidades sindicais nas discussões sobre as obras desde o seu início, estabelecendo acordos coletivos de caráter nacional com as empresas contratadas e subcontratadas, garantindo compromisso com condições decentes de trabalho.  E também que as organizações sindicais se envolvam na produção de políticas públicas de saúde e segurança do trabalhador, que as empresas assumam compromisso com a meta de ter zero de acidentes como referência do sucesso e para a entrega das obras. Salários dignos, combate ao trabalho informal, inserção de mulheres e jovens no mercado de trabalho e criação de programas de capacitação para os trabalhadores também estão na pauta de reivindicações.
 
 Programação:
 
31.05 (terça-feira)
9:00 - Apresentação da campanha no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá
10:30 - Reunião com movimentos sociais e sindicatos, na sede do SINTRAICCCM, av. Isaac Póvoas, Centro de Cuiabá
1º de Junho (quarta-feira)
16:30 - Reunião entre diretoria da ICM, sindicatos e diretoria da Agecopa, na sede  da Agecopa






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89813/visualizar/