Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 18:26

    Imprimir


Alunos do 9º ano e do ensino médio das escolas das redes estadual e municipal de Guiratinga, município localizado a 334 km de Cuiabá, participarão do 1º Concurso de Redação da cidade, cujo tema é a Adoção. O lançamento da iniciativa ocorreu na quarta-feira (25), Dia Nacional da Adoção, no Plenário do Júri da cidade.

Os interessados devem entregar as redações nas escolas até o dia 01º de junho. Uma comissão avaliará os textos. O resultado do concurso será divulgado no dia 08 de junho com a premiação do primeiro lugar.

Para a juíza designada à Vara Única e ao Juizado Especial Cível e Criminal de Guiratinga, Helícia Vitti Lourenço, uma das organizadoras do evento na cidade, o principal objetivo dessa iniciativa é a oportunidade de conscientizar os jovens sobre a importância da adoção. “O objetivo é amenizar os danos sofridos pela violação aos direitos da criança e do adolescente em nossa comarca, mobilizando a sociedade civil organizada e as autoridades para que tenham consciência da problemática e se unam em torno de alternativas eficazes para o cumprimento dos deveres preceituados pela

Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse. “Afinal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito”, completou.

Autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, diretores e professores das unidades escolares da cidade além de representantes da sociedade civil organizada e população participaram do lançamento do concurso.

Apadrinhamento – Na ocasião, ainda foi lançada a Campanha do Apadrinhamento no município. A intenção é realizar um cadastramento de voluntários que queiram se tornar padrinhos de crianças que vivem em abrigos na cidade, oportunizando aos menores laços de afeto. Os interessados podem oferecer suporte material ou financeiro à criança ou adolescente, ou até mesmo visitá-las regularmente, e passando finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia. Os candidatos a padrinhos podem realizar o cadastro no Conselho Tutelar ou no Fórum de Guiratinga.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90142/visualizar/