A bancada de delegados de Mato Grosso presente no fórum máximo do movimento comunitário brasileiro será a maior de sua história.
Comunitários de MT participam do 13º Congresso da Conan
Com 141 delegados, Mato Grosso participará do 11º Congresso da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores) com a maior bancada de sua história. O evento será realizado de 26 a 29 de maio, na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. A saída da delegação mato-grossense, que será acompanhada por autoridades estaduais e municipais, está marcada para esta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, na Praça das Bandeiras - Senador Jonas Pinheiro, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).
No congresso, os delegados (representantes de das associações de moradores de diversas cidades mato-grossenses), segundo o presidente da Femab (Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros), deverão debater e deliberar sobre a realidade política brasileira, sobre o movimento popular e comunitário, além de suas perspectivas, desafios e plataforma de lutas. Eles, também, deverão discutir temas como o fortalecimento e a organização da CONAM, a alteração estatutária, além da escolha da nova diretoria da confederação e conselho fiscal para os próximos três anos.
Além disso, segundo ele, o congresso é um momento de integração, da troca de experiências e da confraternização do movimento comunitário nacional. A expectativa é de que o congresso aprofunde o debate sobre a realidade política, os desafios no fortalecimento e organização do movimento e na aprovação de uma plataforma de lutas que norteará o trabalho da entidade e suas filiadas para o próximo triênio.
Na avaliação de Walter, o evento é muito importante para toda a sociedade e principalmente para o movimento comunitário brasileiro. “As associações têm papel fundamental na vida das comunidades, sempre buscando resolver os problemas de cada região, contribuindo de forma significativa com a administração pública”.
De acordo com Walter Arruda, o crescimento considerável na delegação de Mato Grosso em relação ao último congresso da Conam, que foi realizado há três anos, quando teve uma bancada de pouco mais de 100 delegados, é uma clara demonstração de que o movimento comunitário estadual está coeso e fortalecido.
Comentários