Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 24 de Maio de 2011 às 14:54
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Os interessados em audiovisual que enxergam em câmeras fotográficas ou aparelhos celulares oportunidades para fazer experimentos, não podem perder a Oficina de Realização Audiovisual, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, das 13h30 às 17h30, durante as atividades da 1ª Mostra de Cinema de Cáceres, que por sua vez faz parte do 1º Festival de Cinema de Cáceres. Segundo Elainne Arruda Pires Cintra, diretora do festival, a oficina tem carga horária de 10 horas/atividades, e visa desenvolver o olhar dos participantes para a criação de imagens e sons em movimento, além de estimular a realização de conteúdos audiovisuais de curta duração.



Elainne acrescenta que a oficina foi pensada para um público não-iniciado em teorias ou técnicas sobre cinema e vídeo. “É uma forma de aproximarmos as pessoas da região da produção audiovisual”, pontua. “Como há um bom público de cinema em Cáceres, queremos aproveitar a realização da Mostra para incentivar a formação de novos realizadores no Estado”, argumenta.

Além da parte teórica, onde os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre as características das práticas significadoras do audiovisual, haverá ênfase na parte prática. A idéia é que todos possam conhecer e manusear a câmera de vídeo, capturando imagens da cidade e das atividades realizadas durante a Mostra de Cinema. Também serão apresentadas situações envolvendo a produção de vídeos, desde a idéia original até a difusão em circuitos de exibição alternativos.

OFICINEIROS

A Oficina será ministrada pelos professores do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Diego Baraldi de Lima. “Será uma ótima oportunidade para quem se interessa por cinema e vídeo e também deseja investir em projetos de realização audiovisual”, pontua o oficineiro Diego Baraldi.

Além dos dois encontros que acontecerão nas tardes dos dias 28 e 29 de maio, os participantes da Oficina serão estimulados a freqüentar e registrar as atividades da 1ª Mostra de Cinema de Cáceres, que incluem as exibições de filmes e outras ações paralelas, como o Encontro Regional de Cineclubes.

Para participar da Oficina, os participantes poderão obter informações e inscrever-se através do site www.olharesdopantanal.com.br
 
, telefone (65) 9973-1844 ou do e-mail cinexin30@hotmail.com.  Serão ofertadas 25 vagas. Os requisitos para participar da oficina são: interesse em cinema ou vídeo e idade mínima de 14 anos. “A dica é levar a câmera que cada um utiliza no dia a dia, seja fotográfica ou de celular, para que possamos descobrir as possibilidades de trabalho com diversos tipos de equipamento de vídeo”, finaliza o oficineiro Moacir Francisco.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90593/visualizar/