Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 22 de Maio de 2011 às 17:31

    Imprimir


O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, viajou neste domingo a Cartagena (Colômbia) para assinar um acordo com o ex-governante hondurenho Manuel Zelaya, destituído em 2009, sobre o retorno do país centro-americano à Organização dos Estados Americanos (OEA).

A reunião foi convocada pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, quem com o chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, assinariam como testemunhas de honra o acordo entre Lobo e Zelaya, segundo fontes oficiais em Bogotá, embora de Tegucigalpa tenha partido a informação de que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, também se faria presente.

A reunião também será para tratar sobre o retorno de Honduras à OEA e de Zelaya a Tegucigalpa. O retorno de Zelaya ao seu país está previsto para 28 de maio, como informou na semana passada a Frente Nacional de Resistência Popular em Tegucigalpa.

No sábado, Lobo reiterou que ele já cumpriu com o que tinha de fazer para o retorno ao país de Zelaya, quem pode fazê-lo quando queira porque não há ordens de captura contra si e já foram anulados os julgamentos pendentes contra ele por supostos atos de corrupção em seu Governo.

Zelaya foi derrubado em 28 de junho de 2009 quando promovia uma consulta popular para reformar a Constituição, ainda quando existia uma proibição legal. Por causa do golpe de Estado, Honduras foi suspensa da OEA em 4 de julho de 2009.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90865/visualizar/