Demorou seis corridas, mas a dupla campeã do ano passado na categoria GTBR3 da Itaipava GT Brasil finalmente subiu ao lugar mais alto do pódio em 2011. Largando na pole position e liderando quase de ponta a ponta, Matheus Stumpf e Valdeno Brito, da BMG Racing, venceram neste domingo a segunda prova do final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), que contou com duas entradas de safety car.
A segunda colocação ficou com Xandy e Xandinho Negrão - que também terminaram em segundo na prova de sábado, mas acabaram desclassificados por terem finalizado a corrida sem o mínimo de combustível exigido.
Cleber Faria apareceu em terceiro, e a parceira Chico Longo/Daniel Serra terminou logo atrás, após três ultrapassagens aproveitando a potência da nova Ferrari F458. Completando o pódio, em quinto lugar, ficaram Marcelo Hahn e Allam Khodair, da Blau Full Time.
Na GTBR4, mais uma vez Marçal Melo e William Freire mostraram o domínio visto durante todo o fim de semana. Após largarem em último devido a problemas no treino classificatório, a dupla repetiu o sábado e venceu a prova, com direito a lindas ultrapassagens no final. Completaram o pódio Alan Hellmeister/Sérgio Laganá, Caio Lara/Cristiano Federico, Fábio Greco/Valter Rossete e Caê Coelho/João Gonçalves.
A largada viu Matheus Stumpf manter a liderança em seu Ford GT, enquanto atrás dele as trocas de posições foram intensas. Wagner Ebrahim pulou de terceiro para segundo, aproveitando a largada ruim de Cléber Faria, que caiu da segunda colocação para a quinta.
Vencedor das três provas anteriores da temporada, Pedro Queirolo saltou do sexto para o terceiro lugar, enquanto Xandy Negrão manteve a quarta posição.
Logo na terceira volta, Vanuê Faria rodou com sua Lamborghini na reta de largada e colidiu com o muro, provocando o primeiro safety car da prova. Os carros se reagruparam e só foram liberados para acelerar novamente após seis voltas. Não demorou para Chico Longo ultrapassar Rafael Derani pelo sétimo lugar - porém, Longo e Queirolo tiveram que cumprir um drive-through (passagem pelos boxes a 60 km/h) como punição por queima de largada.
Longo e Queirolo voltaram em 12º e 13º, respectivamente, após o drive-through, mas logo passaram a recuperar posições. Enquanto isso, Stumpf liderava, seguido de perto por Wagner Ebrahim. Na volta 12, Paulo Bonifácio conseguiu a ultrapassagem sobre Cléber Faria pelo quarto lugar, mas pouco depois rodou e caiu para sexto.
A parada obrigatória para troca de pilotos viu uma surpreendente reação de Queirolo, que voltou em primeiro, jogando Valdeno Brito - substituto de Stumpf - para o segundo posto. Cléber Faria saiu dos boxes em terceiro, seguido por Wagner Ebrahim e Xandinho Negrão, que substituiu o pai Xandy Negrão no volante da nova Lamborghini da equipe A. Mattheis.
O segundo safety car veio na volta 19, quando Fernando Croce bateu o Dodge Viper praticamente no mesmo local do acidente de Vanuê Faria. Quando a corrida voltou ao normal, Queirolo teve problemas e caiu para sexto, com o Ford GT de Valdeno Brito reassumindo a liderança, seguido de perto por Xandinho Negrão.
Um dos que brigavam pelo pódio, Wagner Ebrahim rodou na volta 22 e abandonou a prova. Foi aí que começou a reação da Ferrari F458, agora pilotada por Daniel Serra, que ultrapassou Cláudio Ricci, Enrique Bernoldi e Allam Khodair.
Como Queirolo também rodou e caiu para a oitava colocação, Serra rapidamente saltou de oitavo para quarto. Na frente, porém, já era tarde para impedir a vitória de Brito.
Confira o resultado da segunda prova da etapa de Curitiba
GTBR3
1. Matheus Stumpf/Valdeno Brito (BMG Racing Ford GT): 50min58s327
2. Xandy Negrão/Xandinho Negrão (A. Mattheis Lamborghini): +0s758
3. Cléber Faria (Itaipava Racing Lamborghini): +4s215
4. Chico Longo/Daniel Serra (Via Italia Ferrari): +4s545
5. Marcelo Hahn/Allam Khodair (Blau Lamborghini): +9s094
6. Enrique Bernoldi/Paulo Bonifácio (BMG Racing Ford GT): +17s860
7. Rafael Derani/Cláudio Ricci (CRT Ferrari): +18s400
8. Pedro Queirolo (TNT Energy Corvette): +19s063
GTBR4
9. Marçal Melo/William Freire (Crystal Racing Ginetta): +2 voltas
10. Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (M2 Competições Ferrari): +2 voltas
11. Cristiano Federico/Caio Lara (ATW BVA Ferrari): +2 voltas
12. Valter Rossete/Fábio Greco (TNT Energy Greco Maserati): +2 voltas
14. Caê Coelho/João Gonçalves (CRT TNT Energy Ginetta): +2 voltas
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