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Sábado - 21 de Setembro de 2013 às 07:33
Por: YURI RAMIRES

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Não soa como protesto, mas visando à reeducação no trânsito em Cuiabá, o empresário Renato de Paiva Pereira, 66 anos, começou na sexta-feira (20) a campanha “Cuiabá vai brilhar na Copa”, onde espalhou pelas principais vias da cidade faixas com mensagens para motoristas e pedestres. 

Segundo Renato, a ideia surgiu após ele acompanhar uma campanha de ortografia realizada em Maringá, no Paraná. Ele conta que várias faixas foram espalhadas pela cidade com a correção de diversas palavras da língua portuguesa, tal como expressões utilizadas no dia-a-dia. 

Diante disso, Renato pensou que a ideia seria bem aproveitada em Cuiabá e se lembrou do trânsito da Capital, que em meio às obras da Copa do Mundo de 2014, segundo ele, vive um caos. “O trânsito é só um dos problemas da cidade, por isso, a primeira ideia da campanha foi feita em cima desse aspecto”, disse. 

Com um toque de bom humor e consciência de cidadania, as faixas devem continuar nas avenidas por um mês. “Apostamos no bom humor para chamar a atenção, sempre funciona. De uma forma ou de outra, acaba tirando um sorriso do motorista que passa por elas”, contou Renato. 

“Se a fila está parada e te irrita essa demora, bota um sorriso na cara e Keep Calm nessa hora”, diz uma das faixas. “Essa primeira etapa de conscientização, voltada para o trânsito, deve continuar por um mês e tem como objetivo incentivar o respeito de uma pessoa para outra, além de visar uma cidade progressiva”, ressaltou. 

O empresário e idealizador da campanha ainda acrescentou que o motorista cuiabano anda sem paciência e que uma cidade-sede da Copa precisa ter trânsito de gente civilizada, onde não buzinam de forma desnecessária, respeitam os pedestres e seus limites. 

“Por enquanto vamos trabalhar com a questão do trânsito. Depois, vamos precisar da ajuda da população para gerar novas faixas sobre outros assuntos e assim, pretendemos seguir até a Copa de 2014, seja para conscientizar ou protestar”, finalizou Renato. 





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