Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Maio de 2011 às 18:10
Por: Laís Costa

    Imprimir


Ilustração

Doar sangue não engorda, nem emagrece; não engrossa e muito menos afina o sangue; estes mitos sobre a doação apenas contribuem para o distanciamento de cidadãos aptos a doar sangue e salvar vidas. A fim de incentivar e facilitar o acesso a doação, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) terá em seu estacionamento, no dia 9 de junho, das 8h às 17h, a unidade móvel do Hemocentro-MT a disposição dos profissionais do sistema tecnológico, dos colaboradores do Conselho e da sociedade.


As únicas restrições para os doadores são relacionadas a alguns fatores, entre eles, a idade, de 18 a 65 anos, ao peso mínimo de 50 kg, além de mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que sejam portadoras de doenças transmissíveis pelo sangue (AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas), pessoas com febre, gripadas ou resfriadas e usuários de drogas.

"Esta campanha de doação visa atender ao estoque do Hemocentro e ainda contempla a atuação do Crea como órgão filiado ao programa Gespública que exige a prática de atos que tragam benefícios à sociedade mato-grossense", esclarece o superintendente Financeiro do Conselho, Montenegro Escobal.

Recomendações para o dia da doação:
Nunca vá doar sangue em jejum;
Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91341/visualizar/