Juíza representa MT em encontro nacional
A juíza da Primeira Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, participará entre os dias 18 e 20 de maio do Primeiro Encontro de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro. O encontro, que propõe a melhora da estrutura na coleta dos depoimentos e a troca de experiências pela Justiça brasileira, será realizado em Brasília.
A magistrada foi convidada a participar do encontro pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Cezar Peluso. “Nossa expectativa é de dinamizar o processo no Estado, tendo em vista a experiência de outros magistrados pelo Brasil”, pontuou a juíza. Uma psicóloga ligada ao Poder Judiciário de Mato Grosso também participará do encontro.
Serão realizadas oficinas, painéis e palestras. Entre as propostas a serem apresentadas está a criação de subsídios para a produção de parâmetros nacionais da “escuta” humanizada de crianças e adolescentes na rede de proteção e também para servir de parâmetro de avaliação para ações de monitoramento e avaliação do Conselho Nacional de Justiça. Espera-se também a formulação de subsídios para os processos de capacitação dos profissionais envolvidos em processos de tomada de depoimento especial de criança e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual.
O evento realizado pelo CNJ tem o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CF/OAB) e da Secretaria da Reforma do Judiciário, vinculada ao Ministério da Justiça (SRJ/MJ).
Comentários