Exposição fotográfica homenageia Marechal Rondon
Em comemoração ao mês de aniversário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o Goiabeiras Shopping promove, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a exposição fotográfica “A Saga de Rondon”. O material será exibido a partir deste sábado (14) até o dia 31 de maio. Também neste mês, Mato Grosso comemora 263 anos de emancipação política. Além das fotografias sobre a história do patrono das comunicações, os clientes poderão conferir ainda filmes relacionados ao assunto.
Segundo o superintendente do Goiabeiras Shopping, Sérgio Chiarini Fernandes, a exposição reproduz ricamente a vida de Marechal Rondon. “A trajetória dele é uma grande lição e tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado”, salientou.
Quem foi Rondon - Marechal Cândido Rondon (1865-1958) nasceu na localidade de Mimoso, em Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865. Naquele período. Foi indicado componente da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas, explorando sertões de Mato Grosso em 1892. Rondon efetuou uma expedição às margens do Amazonas junto com Theodor Roosevelt, no ano de 1913. Entre 1927 e 1930, foi responsável por inspecionar as fronteiras do Brasil do Oiapoque até a divisa da Argentina com o Uruguai.
Ele também foi o criador do Serviço Nacional de Proteção aos Índios. Suas ações lhe renderam um elogio, em 1913, pelo Congresso das Raças, em Londres, ressaltando que a obra de Rondon deveria ser imitada para honra da Civilização Mundial. Recebeu o título de Civilizador do Sertão, no ano de 1939 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo trabalho realizado junto aos índios. Em 1956, Rondon recebeu uma grande homenagem quando o Território do Guaporé ganhou seu nome, que hoje é denominado Estado de Rondônia. Marechal Rondon faleceu no dia 19 de janeiro de 1958.
Comentários