Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Maio de 2011 às 08:47
Por: Ivan Marcos Oliveira

    Imprimir


No início, há 30 anos era apenas uma vila de gente simples que vinha do sul do país em busca do sucesso. Mas era preciso coragem, muita coragem. Uma dessas desbravadoras foi dona Jurema Picolli. “Eu cheguei aqui em 4 de abril de 1979. Vim em busca de novos desafios mas me assustei quando desembarquei do ônibus!”,disse dona Jurema relembrando a história que mais a emociona. 
 
Foi uma aventura que a transformou em uma empresária de sucesso. Aqui ela cuidou da cidade, criou duas filhas e hoje, trinta e três anos depois tem motivos para comemorar. Proprietária de duas das maiores drogarias de Sorriso declara: “Eu trabalhei como enfermeira no Rio Grande do Sul. Aqui quase não havia médicos na época então eu sempre era chamada para fazer partos. Fiz coisas que nunca imaginei fazer, mas o bom de tudo isso é que hoje aquelas pessoas ainda lembram do sofrimento e são parte de nossa família”, contou emocionada.  
 
As dificuldades sempre foram além da falta de médico, não existia energia elétrica  e a logística era péssima. “Na época, a cidade era chamada de Gleba Sorriso ainda pertencente ao município de Chapada dos Guimarães. Se não fosse a solidariedade do povo, a fome seria um dos maiores desafios. Lembro que na época morava aqui seu Antônio pescador. Ele ia para o rio e só voltava com peixes enormes de até 120 quilos. Tudo aquilo era divido entre os moradores da cidade, que na época não tinha mais de 15 casas”, completou a empresária.


No dia 13 de maio de 1985 veio a notícia. Sorriso se tornava município. Hoje conta com cerca de 70 mil habitantes. Mas ninguém imagina que se tornaria um município tão grande, e tão importante. Bastaram 25 anos e o jovem município já é o maior produtor de soja do mundo.

No ano passado, foram cultivados mais de 600 mil hectares de soja em Sorriso. Com um povo trabalhador, a cidade se desenvolve à passos largos e conta com crescimento anual perto dos 20%.
“Isso só é possível graças ao trabalho de famílias tradicionais e de gente que vem de todos as regiões do país em busca de uma oportunidade através do trabalho. E Sorriso sempre tem essas oportunidades. Portanto parabéns Sorriso pelos seus 25 anos. Nós ficamos felizes em fazer parte desta história que jamais será esquecida”, disse o prefeito Chicão Bedim. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91865/visualizar/